TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virtualizacao

Trabalho Escolar: Virtualizacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 9

............................................................................................................

INTRODUÇÃO

Desenvolver conceitos sobre virtualização:

1. A figura 1 representa uma virtualização de servidores. A virtualização representa um impacto grande na infraestrutura de TI das organizações. Explique de que forma o gerenciamento de serviços de TI são afetados por esta tecnologia, em especial ITIL e TCO.

O TCO e a biblioteca ITIL meio que se completam. Para atender as expectativas de negócios, os clientes demandam melhoria nos serviços de TI, e para melhorar a entrega e o suporte dos serviços de TI as organizações utilizam a ITIL. A abordagem de TCO permite trabalhar o custo durante todo o ciclo de vida do serviço e assim é utilizada para ajudar a reduzi-lo.

O TCO apoia a ITIL, quantificando os custos diretos e alocando-os corretamente no orçamento, considerando também os custos indiretos, possibilitando o uso da ITIL para o atingimento da melhoria dos serviços de TI.

As organizações devem possuir maior flexibilidade para inovar, e obter a manutenção de infraestrutura de TI mais adaptável, devido ao ritmo das mudanças no cenário globalizado. As mudanças alteram os processos organizacionais que, por sua vez, alteram as necessidades da infraestrutura de TI .

As organizações buscam construir plataformas digitais mais estáveis que permitam o crescimento mesmo em ambientes turbulentos.

A virtualização permite aumentar a eficiência e a disponibilidade dos recursos de TI e dos aplicativcos , propiciando ganho de tempo na administração de Ti, permitindo aos administradores focarem seu tempo em inovar, criar.

Cerca de 70 % de um orçamento típico de TI em um data Center não virtualizado é gasto somente na manutenção da infraestrutura existente, sobrando pouco para a inovação.

A virtualização permite utilizar simultaneamente vários sistemas operacionais em uma única máquina física.

Algumas vantagens objetivas da virtualização:

• Redução de custos de capital com o aumento da eficiência , com a utilização de menos hardware e com o aumento da média de servidores para cada administrador;

• Garantia de disponibilidade e desempenho máximos de aplicativos corporativos;

• Permitir a continuidade dos negócios com soluções de recuperação e de desastres garantindo alta disponibilidade em todo o Data Center;

• Aprimoramento do gerenciamento e o controle dos desktops corporativos com a implantação mais rápida de desktops e menos chamadas de suporte devido a conflito entre aplicativos.

2. Descreva as características essenciais de Cloud Computing e como a virtualização de servidores está presente nestas soluções.

Algumas características são consideradas essenciais em um ambiente de computação em nuvem. Apesar de algumas delas poderem não estar presentes em uma solução específica, é o seu conjunto que guia o desenvolvimento da computação em nuvem e a difere de outros paradigmas como, por exemplo, os serviços hospedados.

Estas características estão listadas e detalhadas a seguir:

• Elasticidade e escalabilidade: capacidade de expandir ou reduzir a quantidade de recursos de acordo com as demandas específicas de cada serviço. Por exemplo, um grande número de servidores pode ser necessário para a realização de uma tarefa específica de duração limitada. Após a finalização da tarefa, tais recursos podem, então, ser liberados. Para os usuários, os recursos disponíveis para uso parecem ser ilimitados e podem ser adquiridos em qualquer quantidade e a qualquer momento (Sousa, Moreira, & Machado, 2009).

• Contabilização por tempo de uso: o pagamento pela utilização dos serviços na nuvem é feito somente quando os serviços são, de fato, utilizados. O sistema de contabilização é utilizado em um nível de abstração que varia de acordo com o tipo de serviço tais como armazenamento, processamento, largura de banda e contas de usuário ativas.

• Serviços sob demanda: capacidade de adquirir serviços apenas quando necessário, sem que se tornem partes permanentes da infraestrutura de TI – uma vantagem significativa em relação aos serviços de TI internos de uma empresa – e sem precisar de interação humana com os provedores do serviço. Com serviços na nuvem, não há necessidade de ter recursos computacionais dedicados esperando ser utilizados, como é o caso de serviços internos.

• Amplo acesso: os recursos são disponibilizados pela rede e podem ser acessados por diferentes plataformas, como celulares, laptops, tablets ou desktops. A interface de acesso à nuvem não obriga os usuários a mudar suas condições e ambientes de trabalho como, por exemplo, linguagens de programação e sistema operacional.

• Multi-inquilino: os provedores de serviços em nuvem podem hospedar serviços que são utilizados por múltiplos usuários dentro de uma mesma infraestrutura. O isolamento destes usuários pode ser físico ou virtual, dependendo das necessidades específicas de cada usuário (Sridhar, 2009).

Virtualização e Cloud Computing são conceitos que estão relacionados, mas isso não significa que eles dizem respeito à mesma coisa. A interligação deles ocorre porque na implantação atual de cloud, geralmente ocorre a virtualização de servidores. Entretanto, essa não é uma regra. É possível obter uma solução de cloud computing utilizando apenas máquinas físicas, mas não é o mais comum, nem o mais eficiente e vantajoso.

Isso porque os benefícios de virtualizar são muitos. Virtualizar permite a consolidação de servidores, o que garante a redução de custos de operação de data centers e promove o upgrade de servidores. Além disso, facilita o gerenciamento e reduz o consumo de energia, espaço físico e de armazenamento de dados.

3. Faça uma pesquisa sobre principais fornecedores de Virtualização de Servidores existentes no mercado. Aponte fabricante, produto e principais características.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com