TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virtualização Eniac

Exames: Virtualização Eniac. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 7

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

SISTEMA DE INFORMAÇÃO – VIRTUALIZAÇÃO

MÁRCIO SILVA DE ARAÚJO – 202542013

PORTFÓLIO 1

VIRTUALIZAÇÃO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

MÁRCIO SILVA DE ARAÚJO

PORTFÓLIO 1

VIRTUALIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Sistema de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de virtualização.

Prof. DENILSON CARAÇA PERAMOS

Guarulhos

2013

Respostas.

1 - Um estudo realizado pela Forrester Consulting a pedido da CA comprova que a virtualização continua a se expandir no ambiente corporativo, mas reforça que a tecnologia introduz novos níveis de complexidade que ameaçam a estabilidade dos serviços.

A pesquisa, feita com 257 profissionais de TI, conclui que, embora as empresas tenham obtido benefícios operacionais com o uso da virtualização, essa tecnologia traz novos desafios, como necessidade de gerenciamento, automação e a exigência de incluir a infraestrutura virtualizada dentro de um programa geral de gerenciamento de serviços de TI.

Segundo a análise, a virtualização aumentou a produtividade da área de TI, bem como a qualidade do serviço. Entre os participantes do estudo, 21% informaram que a adoção dessa tecnologia melhorou dramaticamente a qualidade do serviço, enquanto 53% afirmaram ter avançado um pouco. Outros 21% responderam ter havido poucas mudanças.

Em relação à produtividade, 16% responderam que a virtualização trouxe impacto dramaticamente positivo; outros 39% disseram que ter melhorado um pouco e 36% informaram ter ocorrido uma pequena mudança.

De acordo com a Forrester Consulting, para que a empresa possa se beneficiar das vantagens da virtualização, assim como ocorre com qualquer tecnologia, o gerenciamento deve se tonar parte do processo operacional e do portfólio de ferramentas da companhia.

A análise indica que as três principais exigências que os profissionais de TI têm em relação a ferramentas de gerenciamento de virtualização dizem respeito a baixo custo; simplicidade na manutenção, configuração e manutenção e à oferta de gerenciamento como serviço. Esses três itens foram apontados por, respectivamente, 14%, 11% e 8% dos entrevistados como exigência número 1.

Os resultados do estudo mostram que as principais preocupações ligadas à virtualização dizem respeito a obter e reter as habilidades necessárias; à dificuldade de implementar e avaliar questões ligadas à segurança; além de dificuldades para estabelecer capacidade de gestão e planejamento. Eles foram apontados como fator número um por, respectivamente, 11%; 11% e 10% dos entrevistados, e também são os principais aspectos apontados como preocupação número 2 dos participantes do estudo.

2 - O que é Cloud Computing (Computação nas nuvens)?

Cloud Computing é o conceito simples de transferir para a “nuvem” os mesmos dados, serviços e aplicativos que atualmente estão parados nos computadores ou servidores de TI. Contudo, essa “nuvem” não está no céu, trata-se de uma rede de servidores em todo o mundo, cada um deles detendo fragmentos de informações, os quais juntam-se apenas quando se entra no sistema.

O conceito de Cloud Computing pode ser considerado uma evolução dos conceitos de IaaS (Infraestrutura como serviço),PaaS (Plataforma como serviço) e SaaS (Software como serviço) e estaria se aproximando do topo do hype cycle (peak of expections), segundo a Gartner Group (empresa de consultoria fundada em 1979 por Gideon Gartner. http://www.gartner.com/technology/home.jsp).

Na verdade, o conceito de computação em “nuvem” vem se aprimorando ao longo do tempo, mas essencialmente refere-se à mesma ideia básica: processar aplicações e armazenar os dados fora do ambiente corporativo.

A virtualização é o elemento chave desta nova forma de computação. A ideia é que as máquinas virtuais possam rodar em qualquer parte da “nuvem”, buscando a otimização do ambiente em relação ao uso dos recursos.

O que é a virtualização ?

É o processo que permite a execução de vários SO operando em um único Servidor ou Desktop, através do compartilhamento de hardware. É a junção de ambientes operacionais físicos e virtualizados , através da transformação de hardware em software.

3-

Virtualização é uma estratégia essencial para aumentar a eficiência da TI. Uma das maneiras que a Dell pode facilitar sua transição à virtualização é através de configurações desenvolvidas e pre configuradas por nossos engenheiros para auxiliá-lo a implementar um ambiente virtualizado dinamico e eficiente - do servidor e hypervisor a rede, storage e ferramentas de gerenciamento baseadas no trabalho estensivo em engenharia e certificação de soluções de ponta a ponta, nossas arquiteturas podem ser implementadas rapidamente e com confiança em ambientes de produção para auxiliar a eliminar as terefas demoradas comuns para a implementação de infraestruturas complexas.

PowerEdge™ R710 PowerEdge R610 Projetado com 125%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com