TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Sistemica Do Mundo

Por:   •  21/5/2012  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Você no mundo

Somos responsáveis por nossas vidas e pelas decisões que tomamos. Oportunidades e ameaças presentes no cenário global.

Conceito de visão do mundo

Com base no conceito do autor Immanuel Kant, “visão do mundo” é a percepção do mundo por meio dos sentidos. Então cada indivíduo cria e sua própria visão de mundo que deve ser reformulada com frequência, devido a constantes mudanças sociais econômicas e culturais. A cada instante o mundo muda, assim como a realidade a seu redor.

Na era pós- industrial a capacidade do homem foi substituída pela máquina, o que fez com que o ser humano deva ser versátil para suprir as informações a que está exposto.

Já Silva, (1996), declara que entender o mundo, relacionar-se com os outros transformarem a si mesmo e à realidade são os maiores desafios de nossa existência.

Na era pós - industrial a capacidade do homem foi substituída pela máquina, o que fez com que o ser humano deva ser versátil para suprir as informações a que está exposto.

A era de informação e do conhecimento tornou tudo acessível. Na era de consciência surge a necessidade de cultivarmos novos valores. O homem precisa encontrar explicações e conceitos para um novo mundo.

Entre os temas de maior importância para a compreensão do mundo, destacamos a educação, que está fundamentada em 04 pilares como:

Aprender á conhecer, no mundo moderno é necessário buscar o conhecimento e novas formas de utilizá-lo.

Aprender a fazer, é valorizar a capacidade de mobilizar os saberes para a resolução e o enfrentamento de problemas.

Aprender a conviver, é se reconhecer, praticar o exercício da fraternidade é um caminho para a solidariedade e compreensão mútua. E aprender a ser, é a necessidade de tornar o mundo mais harmonioso.

A diversidade cultural, que engloba: a percepção das diferenças entre pessoas, ou seja, pertencemos a determinados grupos que nos transmitem informações que acabam por moldar nossa percepção e personalidade. Respeito e valorização das diferenças temos contatos com pessoas diferentes e isto no dia a dia.

A educação é fundamental para promover o convívio, pois ela envolve aprendizagem, e a convivência em sociedade só faz sentido na medida em que se reconhece a importância do outro.

No trabalho, é importante redobrar a atenção ao seu comportamento, pois qualquer deslize pode comprometer sua carreira. Aprender a ouvir, pois se deve cuidar das relações interpessoais em todos os momentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com