TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita A Uma Empresa

Monografias: Visita A Uma Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

1. Planejamento do evento

Esta produção textual foi feita através de uma pesquisa realizada em uma visita a empresa EMPLAC (Matavelli Xavier Confecções Ltda - EPP), localizada na Rua Amazonas, 4342, Centro, na cidade de Votuporanga, que tem como seguimento o varejo de confecção. Nesta visita foi possível conhecer as características da empresa, a forma como ela está organizada, os níveis hierárquicos, as ferramentas utilizadas na sua gestão, o clima organizacional, motivação, sua cultura e sua comunicação.

Com as informações obtidas em entrevista com um dos proprietários da loja, observamos que o sucesso de uma organização é algo muito mais complexo. Depende de uma série de fatores, como sua filosofia e valores, a solidez de sua estratégia, a eficiência de seus processos e da qualidade e engajamento de seus colaboradores.

Ter o negócio próprio é o sonho e a vontade de um grande número de pessoas e para que se conquiste o sucesso almejado requer muito esforço, planejamento e garra. Uma das cenas que mais se repetem no mercado é aquela pessoa que é demitida ou se desliga da empresa e num piscar de olhos pensam encontrar a solução de suas vidas: abrir seu próprio negócio. Empreender é maravilhoso, mas pode ser um desastre se não fizer da forma certa.

Planejar é a tarefa mais importante para o empreendedor manter sua empresa viva. Definir o que, quando, porque, para quem, planejar todos os custos de abertura, fixos e variáveis. Fazer um planejamento realista e se necessário contratar um consultor ou quem realmente entenda do assunto.

O sistema para controle eficaz de mercadorias, banco de dados, entradas e saídas, controle de caixa, capital de giro, entre outros, ajudam a ter uma posição em tempo real de como a empresa está andando, extremamente fundamental para saber o que deve ser feito de um ponto em diante.

As pessoas que são recrutadas para trabalhar na empresa devem atender os objetivos e estarem alinhadas com o que a empresa busca. Treinamentos constantes são de grande valia para manter a equipe preparada.

2. Características do mercado local

A empresa teve início em dezembro de 1983 no ramo de publicidade, composta por dois sócios. A atividade principal da empresa era a prestação de serviços de comunicação visual onde confeccionavam placas, outdoor, banners entre outros. Assim surgiu o nome da empresa: EMPLAC, que significa Empresa de Placas.

Logo após, foi implementado o serviço de estamparia, mudando o nome para EMPLAC ESTAMPARIA, que passou a oferecer estampas em camisetas promocionais, campanhas políticas, uniformes etc. Em 1986 a empresa teve novas modificações passando para o seguimento do varejo, que a princípio trabalhava somente com malhas. Houve mudança no nome também, passando para EMPLAC MALHAS e depois de alguns anos somente EMPLAC.

A empresa foi crescendo no decorrer dos anos e se aperfeiçoando. Hoje, é uma das lojas mais conceituadas da cidade, pois além de abranger os mais variados públicos, é uma loja ampla, moderna e além disso tem um horário diferenciado de atendimento que é de segunda a sábado, das 9h às 18h. Os sócios têm hoje quatro lojas no mesmo segmento sendo uma delas a de objeto de estudo em questão e as demais Hering, We e Kid´s sendo todas localizadas na mesma cidade.

A organização da empresa tem como base a estrutura funcional, que utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade. As funções organizacionais existentes são : Administrativa (diretores e gerentes), Financeira (diretores) e Comercial (vendedores, caixa , apoio e serviços gerais).

A hierarquia da empresa disposta em nível estratégico que é a alta administração da empresa, que tem como objetivo prover recursos necessários para que os níveis tático e operacional possam cumprir suas obrigações, criar condições necessárias para que as pessoas envolvidas desenvolvam as competências necessárias, traçar objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo e estabelecer fundamentos estratégicos da empresa como missão, visão, valores e crenças.

Nível tático que são os gerentes que tem como objetivo desdobrar a estratégia em suas áreas, com eficiência e eficácia, buscando as metas específicas para suas áreas.

Nível operacional que são os colaboradores que tem como objetivo cumprir a estratégia “colocando a mão na massa”, ou seja, executando.

O planejamento baseia-se na delimitação antecipada do que deve ser realizado, é a identificação da forma como deve ser feito. Por isso, torna-se importante calcular todos os riscos para que não fiquem margens de erro. O planejamento é, portando, uma das atividades mais importantes da empresa e para que seja bem feito, deve-se analisar aspectos de ordem internas e externas na empresa.

A decisão é o ato de chamar a responsabilidade para si próprio, porém merece grande atenção pois quando não há a análise dos possíveis riscos o processo pode falhar, causar retrabalhos e perdas para a empresa. O gerente ou administrados antes de tomar uma grande decisão deve mensurar se a mesma somará ou não no seu trabalho.

A execução é o ponto de partida da decisão, colocando na prática o que foi planejado. Alguns critérios devem ser adotados com o intuito de não haver atropelamento na tarefa planejada. O critério deve ser claro e o roteiro deve obedecer inicialmente às prioridades emergenciais.

O controle não deve ser considerado como a forma de reter o trabalho para si, mais sim verificar se todos os procedimentos em execução estão de acordo com o que foi planejado. De nada vale todo um plano de ação se não for acompanhado seu desempenho. Essas técnicas, se levadas a sério auxiliarão muito a empresa na prática. Uma depende da outra e juntas firmam um ciclo renovável.

A empresa visitada segue esses princípios, pois acredita que ao colocar em prática um gerenciamento baseado em resultados, maximiza a possibilidade de crescimento, eficácia e ganho.

Podemos citar como exemplo a área de vendas, em que o planejamento é feito com base no ano anterior acrescido de uma porcentagem conforme as expectativas do mercado e os objetivos da empresa. O valor mensal estimado é dividido entre o total de vendedores, na qual servirá de base para as metas alcançadas individualmente. A cada semana é feito um acompanhamento com os vendedores fazendo uma comparação de uma semana para outra e identificando o percentual obtido por cada um nos quesitos Peças por atendimento (PA) e Venda Média (VM),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com