TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Do Mundo

Casos: Visão Do Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

Visão Do Mundo

Resumo

Capitulo 1.

Visão do Mundo:

Mesmo vivendo em um mesmo mundo, as formas podem variar de acordo com a visão de cada pessoa. Isso explica as ações e reações de cada um.

Buscar um novo emprego pode ser um grande desafio e motivação para um profissional, já para outro pode causar uma grande sensação de desconforto e insegurança.

Cada um de nós tem uma visão de mundo, e essa visão exerce grande impacto em nossas atitudes. Isso é importante, pois nos ajuda a vislumbrar uma perspectiva e nos faz compreender o mundo e o que acontece ao nosso redor em todos os sentidos de visão, seja religioso, politico, sociedade e tantas outras formas de mundo vistas nos olhos de cada ser existente.

Tipos de visão do mundo:

No passado havia uma visão quase que imposta, um modelo padrão que deveria ser seguido, era essa visão linear e hierárquica. Mas agora no mundo contemporâneo nossa visão está se tornando mais orgânica e holística.

O conceito de orgânico refere-se a órgão ou qualquer corpo organizado de matéria viva.

Visão linear e hierárquica:

A visão é clássica orientada pelo assim chamado paradigma newtoniano-cartesiano.

Newtoniano, porque se fundamenta no pensamento do físico e matemático inglês Sir. Isaac Newton (1643-1727) e cartesiano porque tem por referencia a base filosófica desenvolvida por René Descartes (1596-1650), físico, filosófico e matemático Frances. Características visão linear: Previsibilidade, Certeza, Estabilidade, Ordem, Dominação, Reducionista, Simples, competição e Metáfora das maquinas.

Visão Sistêmica ou Holística:

O século XX viu nascer um debate de natureza epistemológica sobre sua capacidade de discernimento das reais dimensões das relações sociais e, por conseguinte, de não ter sido capaz de fornecer instrumentos adequados para o desenvolvimento do ser humano.

A ciência cartesiana erra em pensar que em qualquer sistema complexo o comportamento do todo pode ser analisado em termos das propriedades de suas partes, sendo assim uma visão de mundo mecanicista, reducionista ou atomista.

Em 1937 foi desenvolvida a Teoria Geral dos Sistemas e definiu sistemas como “conjunto de unidades de inter-relação”, com três conceitos: o conjunto, a macrounidade, as unidades menores e a inter-relação, Ou seja, os elementos do conjunto e o conjunto de elementos formam um sistema composto por três propriedades:

1: As propriedades e comportamento de cada elemento do conjunto afetam as propriedades do conjunto como um todo, assim como cada órgão corpo humano afeta o seu desempenho.

2: As propriedades e comportamento de cada elemento e o modo pelo qual afetam o todo dependem das propriedades e do comportamento de pelo menos um outro elemento do todo.

3: Todos os possíveis subgrupos de elementos do todo possuem as duas primeiras propriedades: cada um tem um efeito não independente sobre o todo. Portanto o todo não pode ser descompostos em subsistemas independentes.

Ainda na visão sistêmica há:

Múltiplos elementos que estão arranjados e combinados em determinadas formas, nas quais a maneira como as diversas partes estão integradas e estruturadas no todo é mais importante do que cada uma delas isoladamente, por mais importantes que elas possam ser.

Características da visão holística:

Imprevisibilidade, Incerteza, Caos, Desordem, Participação, Abordagem sistêmica, Complexa, Colaboração, Metáfora dos organismos vivos.

Existe também a visão ecológica Rasa e Profunda:

A ecologia rasa é centrada no ser humano como a fonte de todos os valores, considerando-o acima ou fora da natureza.

A ecologia profunda percebe os seres humanos integrados ao meio natural e percebe o mundo como uma rede de fenômenos interconectados e interdependentes.

AS PESSOAS NA VISAO HOLISTICA

A palavra holística origina-se do grego HOLO, que significa inteiro, não fragmentado. Então, a visão holística de pessoas significa uma visão não fragmentada do real, em que sensação, sentimento, razão e integração se equilibram, se reforçam e se controlam reciprocamente, permitindo ao homem uma plena consciência, a cada momento, de todos os fatores envolvidos em cada situação ou evento de sua existência, permitindo-lhe tomar a decisão, certa no momento certo, com sabedoria e amor espontâneos, o que implica a presença, o que implica a presença de valores éticos de respeito á vida sob todas as suas formas.

É a visão de que pessoas, sociedade e natureza formam um conjunto indissociável, interdependente e em constante movimento. A visão holística das pessoas possibilita novas formas de relacionamento.

GLOBALIZAÇAO

A globalização é o conjunto de mudanças de ordem econômica, financeira e politica, que integra os mercados mundiais. Um exemplo de globalização de mercado você percebe quando vai fazer compras no supermercado e encontra uma variedade de opções de compra de produtos originais de vários países.

Um exemplo disso são as lojas de lanches da cadeia McDonald´s, localizadas em vários países do mundo.

A globalização tem seus efeitos positivos, como a informação em rede, o avanço da democracia, o maior acesso ás informações, a educação a distancia, a rápida disseminação dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Mas por outro lado, há que se pensar nos efeitos perversos como a desigualdade social, o desemprego, a liberalização e desregulamentação dos direitos sociais para garantir a competividade.

O DESENVOLVIMENTO DA CIENCIA E TECNOLOGIA

A evolução tecnológica esta melhorando a qualidade d e vida das pessoas mais do que em qualquer momento histórico passado.

Em meio ao caos em decorrência dos problemas sociais e ambientais e pela falta de valores éticos universalmente aceitos e á potencial escassez de energia, a sociedade humana do século XXI divide-se entre a expectativa de que a ciência e a tecnologia cumpram suas promessas e o receio do fracasso e do abuso da tecnologia. Com todas as descobertas, invenções e inovações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com