TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral da pesquisa

Projeto de pesquisa: Visão geral da pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O mundo no qual fizemos parte está em constante transformação.A cada minuto surgem tecnologias novas, na qual, precisamos estar preparados para enfrentar todos esses avanços. Portanto, o trabalho que vem a seguir mostrará um breve resumo sobre uma pesquisa realizada por uma empresa de RH chamada Cia de Talentos em parceria com NEXTVIEW. Essa empresa é especializada em mapear tendências para a área de recursos humanos onde mostra o que os jovens profissionais pensam sobre: sucesso e liderança, a preferência de trabalho, e sobre o que a empresa precisa oferecer para manter colaboradores fiéis.

Com isso, veremos que uma pesquisa realizadas com 42 profissionais, dos quais são iniciantes ao mercado de trabalho, apontaram que eles não estão preocupados tanto com o salário, mas sim, com o ambiente em que vão

trabalhar, se vão adquirir possibilidades de investimento no desenvolvimento profissional, qualidade de vida e, crescimento profissional e se irão conseguir passar uma boa imagem de credibilidade. Assim saberemos ainda que conforme dados de pesquisas, cerca de 77% dos jovens querem trabalhar na área pública, sendo que 33% preferem atuar na indústria e 25% em outros serviços, sendo que (86%) dos jovens considera-se bem preparada para trabalhar nessas empresas e tem clareza do que deseja para sua carreira .

DESENVOLVIMENTO

Como vivemos num mundo em constante transformação e avanços, as empresas procuram escolher bem seus colaboradores, bem como no mesmo momento querem ser objeto de desejo. Os jovens em suas atuais percepções dizem que grandes marcas vendem produtos e serviços com coerência e ética, dessa forma transportam essa imagem positiva para a relação de trabalho, achando assim que esta empresa é boa empregadora. Sabemos que a mídia tem grande influencia na formação de imagens de uma empresa, portanto colaboradores satisfeitos tem melhor desempenho e constroem grandes marcas.

No entanto, foi através destas expectativas que a Cia de talentos vem trabalhando e percebendo as necessidades de investigar o que leva os jovens a querer trabalhar em empresas, e o que as mesmas tende a oferecer para estagiários ou trainees. O estudo do artigo “a empresa dos sonhos dos jovens”, a empresa dos sonhos dos jovens, fornecerá subsídios aos gestores para que compreendam melhor a

nova geração de profissionais estabelecendo com ela uma relação mais saudável e producente.

Pesquisa da Cia de Talentos realizada em 2010 mostra que das dez empresas em que os jovens brasileiros sonham trabalhar, seis são nacionais. Se analisarmos a nove anos atrás, apenas uma era brasileira. Segundo a diretora da Cia de Talentos, Sofia Esteves, as corporações nacionais foram conquistando posições no ranking, porque começaram a ficar mais profissionalizadas por estarem inovando sempre e aplicando boa gestão de pessoas, tornando- se orgulho nacional. Segundo os indicadores (da Cia de talentos em parceria com NexTView empresa especialista em mapear tendências para a área de recursos humanos e a TNS, empresa global de pesquisa de mercado) as primeiras colocadas estão:

1-Google

2-Petrobras (que por cinco anos manteve a liderança)

3-Unilever

4-Vale

5-Natura

6-Nestlé

7-Itaú

8-Globo

9-Microsoft

10-AmBev

Portanto, segundo esta pesquisa observamos que os jovens nascidos década de 1980 chamados geração y da qual fazem parte se diferenciam das gerações mais antigas em seu ambiente de trabalho, por apresentarem características novas, sendo independentes de si próprios, sabendo o que querem alcançar, modificando regras e aplicando agendas com horários flexíveis mostrando agilidades em tudo o que fazem ou executam, sabem como gerenciar informações vindas de

diversas fontes, gostar de feedbacks constante bem como querer ser ouvido, alem de tudo sabem muito bem como adaptar sua vida pessoal a profissional.

Neste sentido, é importante que as empresas entendam que para renovar fase necessário contar com colaboradores que sejam a própria mudança. A análise da Cia dos talentos aponta ainda que os jovens preparados para o mercado de trabalho são raros e os que têm boas competências técnicas, lhes faltam as comportamentais, o que salienta a importância da aproximação entre a universidade e o mercado de trabalho. Antigamente, falar e dominar uma língua estrangeira fazia a diferença, e nos dias atuais falar e dominar uma dessas língua são critérios necessários e pré-requisitos em processos seletivos.

Segundo Heloisa Machado diretora do RH da empresa Rede Globo, diz que os jovens querem fazer o que gostam, mas não adianta de nada, se não entenderem o ambiente de trabalho.

No entanto, muitos jovens acabam fazendo um pré-julgamento de seus atos, dizendo o seguinte: “deixemos de seguir o nosso sonho e de fazermos um curso de que realmente gostamos, sempre, damos o nosso máximo na escola e na faculdade para conseguir atingir a nossa meta. Mas o que fazer depois se eu não arranjar trabalho? Por tanto, por mais difícil que esteja à vida, por mais negro que nos pareça o futuro, nunca devemos desistir, precisamos lutar até não podermos mais e ter a certeza que nem todos os dias serão escuros e o nosso futuro vai ser aquilo que queremos e as oportunidades

aparecerão nos mais diversos momentos de nossas vidas, e precisamos agarrá-la no momento certo.

O futuro pode ser brilhante! Imagina só! Termos uma casa agradável, o trabalho que sempre sonhamos uma pessoa que amamos ao nosso lado, uma vida de luta, mas feliz. É emocionante pensar que o futuro não é só coisas más. Como se costuma dizer, os jovens são o futuro e o futuro é o que nós construímos, por isso já sabes, segue os teus sonhos, as tuas aspirações e nunca desistas.

Portanto, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com