TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas Hidrossoluveis

Artigos Científicos: Vitaminas Hidrossoluveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  1.964 Visualizações

Página 1 de 6

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

1) O que são vitaminas e qual sua correlação com as coenzimas?

As vitaminas são compostos orgânicos não-relacionados quimicamente, que não podem ser sintetizados por humanos em quantidades adequadas e, portanto, devem ser supridos pela dieta. As vitaminas hidrossolúveis são precursoras de coenzimas para as enzimas do metabolismo intermediário. Em contraste com as vitaminas hidrossolúveis, uma vitamina lipossolúvel (vitamina K) tem função de coenzima.

2) Qual é a função geral das vitaminas?

As vitaminas são necessárias para a execução de funções celulares especificas.

3) Como se classificam as vitaminas? Quais são?

Nove vitaminas (ácido fólico, cobalamina, ácido ascórbico, piridoxina, tiamina, niacina, riboflavina, biotina e ácido pantotênico) são classificadas como hidrossolúveis, enquanto quatro vitaminas (vitaminas A,D,K e E) são ditas lipossolúveis.

4) Como ocorre a absorção das vitaminas hidro e lipossolúveis?

As vitaminas são liberadas pela ação de enzimas digestivas e são absorvidas pelas células intestinais, a absorção pode ser de 3 tipos: difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo. As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas e lançadas no sangue pela veia porta, com exceção da vitamina B12 que se liga ao fator intrínseco FI - transportadas até os tecidos onde serão utilizadas. Nas vitaminas lipossolúveis, a absorção requer presença de lipídios (micelas),sais biliares e suco pancreático -> absorção -> transporte pelo sistema linfático (quilomícrons) até os tecidos onde serão armazenados.

5) Como são transportadas as vitaminas no sangue?

As vitaminas podem estar livres no sangue ou ligadas à albumina ou à transportadores específicos ( encaminhamento e proteção). Ex.: vitamina B12 – transcobalamina I,II e III, retinol – proteína de ligação do retinol (RBP), vitamina D – transcalciferina, vitaminas E e K – pelas lipoproteínas plasmáticas.

6) Como ocorre a estocagem e a excreção das vitaminas?

Não existe grande reserva de vitaminas hidrossolúveis, a depleção ocorre em semanas ou meses, as quantidades armazenadas são pequenas e os tecidos mais ricos são o fígado e os rins, devem ser supridos continuamente na dieta. Já as vitaminas lipossolúveis são armazenadas no fígado (vitaminas A, D e K), no tecido adiposo, fígado e músculos (vitamina E) e órgãos reprodutores.

A excreção das vitaminas hidrossolúveis ocorre através da bile, suor, leite, fezes e principalmente pela urina. A excreção das vitaminas lipossolúveis ocorre através do leite e principalmente pela bile, não são facilmente excretadas pela urina.

7) Qual é a diferença entre a toxicidade das vitaminas hidro e lipossolúveis?

As vitaminas hidrossolúveis são pouco toxicas, já que raramente se acumulam, pois o excesso é excretado pela urina. As vitaminas lipossolúveis podem ser armazenadas em grande quantidade, só são toxicas quando em excesso (consumo excessivo de vitaminas A e D).

8) Quais são os sintomas comuns e as manifestações orais gerais da deficiência das vitaminas hidrossolúveis?

Queilite angular,glossites, lesões na mucosa oral,na gengiva,nas fibras periodontais e na faringe e estomatites.

9) Quais são as manifestações orais gerais da deficiência das vitaminas hidrossolúveis?

Queilite angular,glossites, lesões na mucosa oral,na gengiva,nas fibras periodontais e na faringe e estomatites.

10) Qual é a forma coenzimática da tiamina e qual é a sua função?

A forma coenzimática da tiamina é o pirofosfato de tiamina que serve como coenzima na formação ou na degradação de alfa-cetóis pela transcetolase e na descarboxilaçao oxidativa dos alfa-cetóis. A tiamina é fundamental para o funcionamento do SNC, músculos (coração) e nervos.

11) Por que a deficiência de tiamina afeta a produção de energia metabólica?

A descarboxilaçao oxidativa do piruvato e do alfa-cetoglutarato, que desempenham papel-chave no metabolismo energético da maioria das células, é especialmente importante em tecidos do sistema nervoso. Na deficiência de tiamina, a atividade dessas duas reações de desidrogenases é diminuída, resultando na diminuição da produção de ATP e, dessa forma, em prejuízo na função celular.

12) Qual é a doença causada pela deficiência de tiamina?

A deficiência de tiamina causa beribéri e a síndrome de Wernicke-Korsakoff.

13) Qual é a forma coenzimática da riboflavina e sua função?

Existem duas formas: a flavina mononucleotideo (FMN) e a flavina adenina dinucleotideo (FAD). Elas servem de coenzimas de reações e oxidação-redução, respiração celular e produção de energia.

14) Cite alguns sinais da deficiência de riboflavina.

Os sintomas de deficiência incluem dermatite, queilose e glossite.

15) Qual é a forma coenzimática da niacina e sua função?

A forma coenzimática da niacina são NAD+ e NADP+. O NAD+ e o NADP+ servem como coenzimas em reações de oxidação-redução.

16) Qual é o aminoácido que pode ser utilizado para síntese de niacina?

O triptofano pode ser utilizado para a síntese de niacina.

17) Qual é a doença causada pela deficiência de niacina?

A deficiência de niacina causa pelagra.

18) Qual é a forma coenzimática da piridoxina e sua função?

A forma coenzimática é o piridoxal fosfato. É uma coenzima de enzimas relacionadas com a síntese, catabolismo e interconversão de aminoácidos.

19) Por que uma dieta rica em proteína

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com