TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas Hidrossolúveis

Artigos Científicos: Vitaminas Hidrossolúveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 14

Vitaminas hidrossolúveis

São elementos nutritivos essenciais para a vida , que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados, os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena, ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal.A falta de vitaminas pode ser total - avitaminose -, ou parcial - hipovitaminose. Em ambas as situações, podem surgir manifestações classificadas como doenças carenciais.O excesso de vitaminas - hipervitaminose - pode ser a conseqüência da ingestão, ou da administração exagerada de vitaminas. As vitaminas são divididas em dois grupos: lipossolúveis e hidrossolúveis.

Vitaminas Hidrossóluveis

As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim,excretada pelo organismo através da urina.

Vitamina B1

Qual a importância da vitamina B1?

A vitamina B1 (Tiamina ou vitamina F) atua em nosso organismo estimulando o apetite, no desenvolvimento do corpo, bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.

Qual a quantidade diária necessária da vitamina B1?

As necessidades de tiamina estão ligadas à ingestão de energia por causa do seu papel no metabolismo dos hidratos de carbono. Para adultos, a Dose Diária Recomendada é de 0,5 mg por 1000 kcal, o que significa uma quantidade de 1,0-1,1 mg por dia para mulheres e 1,2-1,5 mg para homens, baseadas na ingestão calórica média. Podem ser recomendados 0,4 a 0,5 mg adicionais por dia durante a gravidez e amamentação. As necessidades das crianças são inferiores: 0,3-0,4 mg/dia (bebés) e 0,7-1,0 mg/dia (crianças), dependendo da idade e ingestão calórica da criança.

Onde encontra a vitamina B1?

A tiamina ocorre de modo generalizado nos alimentos, mas na maioria dos casos em quantidades pequenas. A melhor fonte de tiamina é a levedura de cerveja seca. Outras boas fontes incluem a carne (porco, cordeiro, vaca), aves, cereais de grão inteiro, nozes, leguminosas, legumes secos e alimentos animais.Nos grãos de cereais, o farelo rico em tiamina é removido durante a moagem do trigo para produzir a farinha branca e durante o polimento do arroz integral para produzir arroz branco.

O que causa a falta e o excesso da vitamina B1?

A falta de vitamina pode causar perda de memória, fraqueza muscular, perda de apetite,

Inflamação nos nervos, paralisia de membros, depressão, e beribéri.

As vitaminas hidrossolúveis não são tóxicas e as quantidades armazenadas no corpo são normalmente pequenas. Quando ingeridas em excesso em relação a necessidade corporal, elas são facilmente excretadas na urina e, assim devem ser continuamente supridas na dieta.

Vitamina B2

Importância:

No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas. Essencial à respiração celular , e é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos.

Quantidade diária:

De acordo com OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE), a quantidade considerada suficiente para um homem é de 1,3 mg/dia, para a mulher, a OMS recomenda um valor menos, 1,1mg/dia exceto em caso de gestação, cujo valor indicado aumenta para 1,4mg/dia, ou lactação (1,6mg/dia). Para crianças, as doses recomendadas variam entre 0,3mg/dia para recém-nascidos até os 06 meses e 0,9 para ciranças entre os 07 e os 09 anos de idade

Encontrada:

Encontrada em alimentos como leite, e em produto lácteos; Couves e vegetais folhosos verdes (brócolis, repolho, agrião). Nas carnes magras, fígado, nos cereais em grão (arroz, lentilha, aveia) e ovos.

Deficiencia:

Por ser excretada continuamente pela urina, um baixo consumo de riboflavina leva facilmente a uma deficiência nutricional desta vitamina. Algumas doenças crônicas, como diabetes e doenças inflamatórias intestinais encontram-se associadas a deficiência da Vitamina B2. São sintomas de sua falta: lesões no sistema nervoso, rompimento da mucosa bucal, lábios, língua e bochecha.

Excesso:

Por ser uma molécula pouco hidrossolúvel, a riboflavina pode ser tomada oralmente em grandes quantidades com pouco risco de ser absorvida de forma significativa no tracto gastrointestinal. Embora seja possível administração de doses potencialmente toxicas por injecçao, o excesso é normalmente excretado na urina, conferindo a esta uma coloração amarelo-viva se presente em grandes quantidades. A OMS não especifica uma quantidade máxima de vitamina B2 na alimentação

Vitamina B6

Tambem conhecida como piridoxina, a vitamina B6 desempenha papel na conversão de proteínas consumidas em aminoácidos formadores de músculos, na formação de neurotransmissores e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Importancia:

É importante na formação de neurotransmissores como serotonina, epinefrina e dopamina, no metabolismo de proteínas e na prevenção de doenças cardíacas. Associada ao magnésio, a piridoxina previne a formação de cálculos renais.

Quantidade necessária:

É recomendado tomar 1,3de vitamina B6 por dia. Mulheres grávidas e que estão em período de amamentação, devem consumir 0,6 mg a mais do que o consumo diário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com