TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

Artigos Científicos: VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  3.791 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

As vitaminas são agentes essências ativos para manutenção das funções biológicas, podendo ocorrer em natureza como tal ou sob forma de precursores, provitaminas, que são ingeridas com alimentos. O organismo humano pode promover a síntese de algumas vitaminas, necessitando, no entanto, do suprimento alimentar.

A quantidade de vitaminas presente nos alimentos não é constante. Varia de acordo com a estação do ano em que a planta foi cultivada, o tipo de solo ou a forma de cozimento do alimento (a maior parte das vitaminas se altera quando submetida ao calor, à luz, ao passar pela água ou quando na presença de certas substâncias conservantes ou soporíferas).

As vitaminas são classificadas pela sua ação biológica e em termos de suas caracterís-ticas físico-química em:

Hidrossolúveis: tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, ácido pantotênico, ácido fó-lico, cobalamina, biotina, ácido ascórbico.

Lipossolúveis: vitamina A, D, E e K.

Além de seu importante papel no metabolismo, afecções específicas são causadas por deficiência vitamínica cujo tratamento é realizado por alimentação adequada em nutrientes e em certos casos pela medição vitamínica.

As necessidades vitamínicas de um indivíduo variam de acordo com fatores como ida-de, clima, atividade que desenvolve e estresse a que é submetido.

As vitaminas, como as enzimas, representam um autêntico biocatalizador, que intervém em funções básicas dos seres vivos, como o metabolismo, o equilíbrio mineral do organismo e a conservação de certas estruturas e tecidos.

As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo in-testino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O or-ganismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo orga-nismo através da urina.

As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos. Por isso longos cozimentos devem ser evitados.

Neste trabalho vamos conhecer melhor as vitaminas hidrossolúveis: ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico, cianocobalamina, ácido ascórbico.

ÁCIDO PANTOTÊNICO (B5)

A identificação do ácido pantotênico deve-se a Williams e col., em 1939, como uma substância essencial ao crescimento de leveduras. O nome, derivado do grego, significa “por toda a parte” indicando a extensão dessa vitamina na natureza. O papel do ácido pantotênico na nutrição animal foi demonstrado experimentalmente em pintos, em uma doença de carência em aves caracterizada por lesões da pele e que foram conhecidas por serem curadas pelo filtrado de frações preparadas com extrato de fígado. Assim, o ácido pantotênico foi reconhe-cido primeiramente como essencial para pintos e depois para outros animais. Em 1939, Wooley e col. demostraram que o fator antidermatite em pintos era o ácido pantotênico. Em animais foi descrita uma deficiência caracterizada por emagrecimento, perda e embranquecimento de cabelo em animais escuros, úlcera gastroduodenal e lesões em vários órgãos internos. Em 1940 foi obtida a síntese completa do ácido pantotênico. Esta substância é relativamente estável nos alimentos durante longos períodos de armazenamento, sendo pouco destruída durante a cocção, e pouco residente a ácidos e álcalis, por destruir-se o enlace amídico.

Funções

O pantenol, forma alcoólica ativa do ácido pantotênico do grupo da coenzima A, é uma substancia que apresenta papel dos mais importantes na regulação dos processos de su-primento de energia. Ele acha-se fixado em cada célula viva e, por conseguinte, promovendo o desenvolvimento, função e reprodução dos tecidos endoteliais e epiteliais.

A coenzima A apresenta também importância no metabolismo pela liberação de energia dos glicídios, lipídios e proteínas e também na síntese de aminoácidos, ácidos graxos, esteróis e hormônios esteroides, assim como elemento essencial para formação da porfirina, porção pigmentar da molécula da hemoglobina.

No metabolismo das gorduras a imediata degradação dos ácidos graxos pela beta-oxidação dos ácidos graxos ativados pela ligação com a coenzima A mutuamente, proporciona o denominado “ácido acético ativado” (acetil-coenzima A) necessária para a síntese endógena de ácidos graxos de cadeia longa, fostátides, colesterol e esteróides

Avitaminose

O ácido pantotênico é essencial para o crescimento de vários microorganismos. Ele atua como grupo prostético da coenzima A que tem a importante função de transferência de ácidos carbônicos. No animal, a deficiência de ácido pantotênico manifesta-se por degeneração muscular, deficiência adrenocortical e hemorragia, dermatite, queratite, parada do crescimento e morte, assim como acromotriquia em ratos, e em cães lesões gastrintestinais com ulcerações.

No homem, a sua deficiência não tem sido reconhecida com uma dieta comum, pre-sumivelmente por causa da grande ocorrência da vitamina nos alimentos comuns. No homem, apenas a denominada síndrome “ardor nos pés”, caracteriza por formigamento nos pés e pa-restesias, hiperestesias e distúrbios circulatórios nas penas, supõe-se estar ligados à deficiência de ácido pantotênico.

Uma condição similar à síndrome do ardor nos pés pode ser experimentalmente pela produzida no homem somente pela administração de uma dieta baixa em ácido pantotênico em conjunção com o antagonista do ácido pantotênico, o ácido w-metilpantotênico. Além dessa síndrome, sintomas característicos constam de lassidão, mal-estar, cefaléia, sonolência, náuseas, cãibras na região abdominal, queixas episgástricas e flatulência acompanhadas por ocasionais distúrbios circulatórios e o aumento da incidência de infecções da região do trato respiratório superior.

Hipervitaminose

O pantenol é bem tolerado e algumas reações a altas doses são consideradas não toxi-cas.

Hipovitaminose

Onde é encontrada

É razoavelmente estável durante o cozimento e armazenamento, porém perdas signifi-cativas podem ocorrer durante o processamento e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com