TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivencia Crista

Artigos Científicos: Vivencia Crista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

Usina Hidrelétrica

Introdução

Temos orgulho da nossa história de 100 anos como proprietários e operadores de usinas hidrelétricos, inclusive desenvolvendo os respectivos projetos; é isto que proporciona as bases para o nosso negócio e expertise em energia renovável. O portfólio da Brookfield Renewable Energy Partners agora tem mais de 200 usinas hidrelétricas e 28 parques eólicos nas Américas e na Europa.

A energia vem de onde.

A energia vem das usinas (onde é gerada), percorrendo longas distâncias através de linhas de transmissão e quando chega na cidade ela é distribuída pelas redes de distribuição primária, de alta tensão e rede de distribuição secundária, de baixa tensão.No Brasil tem uma disponibilidade de recursos hídricos em nosso país, isto é, grande quantidade de rios com volume e queda d'água. Também devido ao fato dessa forma de geração de energia ter se mostrado das mais econômicas e precisa todos dutos forçados (São tubulações (canos) por onde passa a água que vem da represa e vai até a casa de máquinas em uma usina hidroelétrica, com a função de girar as turbinas).

Sobre a Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica converte o fluxo natural da água em eletricidade para iluminar nossos lares e mover nossas indústrias. A energia é produzida pela queda da água, girando as pás de uma turbina. A turbina é ligada a um gerador que converte a energia em eletricidade.

A quantidade de eletricidade que uma usina hidrelétrica pode produzir depende da quantidade de água que passa pela turbina (o volume do fluxo de água) e da altura da qual a água cai (queda bruta). Quanto maior o fluxo e a queda, mais eletricidade é produzida.

Há diferentes tipos e tamanhos de usina hidrelétrica, variando de micro-usinas, que fornecem eletricidade para apenas umas poucas casas, até mega-usinas.

Algumas usinas hidrelétricas incluem barragens para aumentar a queda de uma cachoeira ou para controlar o fluxo da água, bem como reservatórios para armazenar água para futuro uso como fonte de energia (barragem de armazenamento), enquanto outras produzem eletricidade pelo uso imediato do fluxo de água de um rio (run-of-river).

Fatos sobre a energia hidrelétrica

A Energia Hidrelétrica compensa as emissões de fontes de energia não-renováveis (tais como carvão mineral e gás natural), reduzindo desta forma a nossa contribuição para a mudança climática global.

• A energia hidrelétrica é a mais importante fonte de energia renovável do mundo.

• A energia hidrelétrica uma fonte constante, confiável e renovável de energia limpa.

• Mais de 150 países ao redor do mundo geram energia hidrelétrica.

• Quase 20% da eletricidade mundial é produzida por energia hidrelétrica.

• A energia hidrelétrica é a mais importante fonte de energia do Canadá.

• Mais de 60% da eletricidade produzida no Canadá vem da força da água.

• O Canadá é o maior produtor de energia hidrelétrica do mundo, gerando 350 TWh/ano.

• A energia hidrelétrica é um das fontes de eletricidade que menos geram gases de efeito estufa, sendo 60 vezes menos que usinas movidas a carvão e 18 vezes menos que usinas movidas a gás natural.

Energia Eólica

A energia eólica pode ser entendida como uma forma de energia solar, pois o calor do sol faz com que o vento circule na superfície da Terra. O vento pode ser aproveitado diretamente para produzir eletricidade quando gira as pás de uma turbina eólica, que por sua vez movimenta um gerador de energia elétrica.

Avanços na aerodinâmica e nos materiais fizeram com que a geração de energia elétrica por turbinas eólicas tenha custos economicamente competitivos. A energia eólica é uma fonte renovável que produz energia limpa – sem emissão alguma e sem resíduos perigosos.

Um parque eólico é um agrupamento de turbinas eólicas que colhem a força do vento; geralmente fica conectado à rede elétrica de uma empresa de distribuição, visando o amplo consumo de sua eletricidade. Parques eólicos são localizados em áreas com vento a velocidades favoráveis e confiáveis, podendo compreender de 10 a mais de 100 turbinas.

Benefícios da energia eólica

• Contribuição considerável para a base de receita tributária local;

• Pagamentos de royalties serão feitos para proprietários de terras participantes, que provavelmente gastarão parte da nova renda localmente;

• A energia eólica é renovável, confiável, eficiente, está associada a poucos efeitos ambientais adversos, e auxilia na redução das nossas contribuições para a mudança climática global;

• Mais dólares de energia são retidos nas economias locais;

• Verbas serão gastas localmente, durante a construção, em bens, serviços e mão-de-obra na medida do possível;

• A criação de empregos durante a fase de construção; e

• A criação de empregos de tempo integral e parcial durante a fase de operação.

Lista das 10 maiores hidrelétricas do Brasil

# Nome Rio Estado Capacidade Ref.

01 Usina Hidrelétrica de Itaipu

Rio Paraná

Paraná

14 000 MW 1

02 Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Rio Xingú

Pará

11 233 MW (em construção)

2

03 Usina Hidrelétrica de Tucuruí

Rio Tocantins

Pará

8 370 MW 3

04 Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós

Rio Tapajós

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com