TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voleibol

Seminário: Voleibol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  Seminário  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 7

Voleibol

O Voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C. Morgan , diretor de educação física da Associação Cristã de Moços ( ACM ), na cidade de Holyoke , em Massachusets , nos Estados Unidos da América do Norte. O nome original do novo esporte era minonette. Nessa época , o esporte em moda era o basquetebol , que tinha sido instituído apenas há três anos por Nasmith e que rapidamente se difundiria . Era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Por sugestão do Pastor Lawrence Rinder , Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante á de Tênis , a uma altura de 1,83m , sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida , surgindo assim o esporte que mais tarde seria denominado voleibol. A primeira bola usada no voleibol ( câmara de bola de basquetebol ) era muito pesada , e , por este motivo , Morgan solicitou à firma A. G. Stalding& Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte. A citada firma , após varias experiências , acabou satisfazendo as exigências feitas por Morgan. No inicio aquele esporte ficou restrito a cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era o diretor. Numa conferência levada a efeito na Universidade de Springfield , entre diretores de educação física dos E.U.A. duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração do esporte a pouco criado. Depois desta demonstração o voleibol difundiu-se por Springfield e outras cidades de Massachusets e Nova Inglaterra.

Em Sprigfield , o Dr A.T. Halsted , depois de observar o novo esporte , sugeriu que o seu nome fosse mudado de minonette para voleibol , tendo em vista a idéia básica do jogo era jogar a bola de lado para outro , por sobre a rede , com as mãos.

O primeiro artigo sobre o jogo apareceu publicado no número de julho de 1896 do PhysycalEducation. Seu autor , J. Y. Cameron de Búfalo , Nova Iorque , escreveu: "O voleibol é um novo jogo , exatamente apropriado para o ginásio ou quadra coberta , mas que pode , também , ser praticado ao ar livre. Qualquer número de pessoa pode pratica-lo. O jogo consiste em deixar a bola em movimento sobre uma rede alta , de um lado para o outro , e apresenta , assim , as características dos outros jogos , como o tênis e o andebol"

A primeira quadra de voleibol tinha as seguintes medidas: comprimento - 15,35m ; largura 7,625m. A rede tinha a largura de 0,61m. O comprimento era de 8,235 , sendo a altura de 1,98m ( chão ao bordo superior ). A blao era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência 67,5cm e o seu peso era de 255 a 340g.

O voleibol surgiu na América do Sul , por intermédio do Peru . no ano de 1910 , através de uma missão contratada pelo governo Peruano , junto aos E.U.A. , com a finalidade de organizar a instrução de primária no país. Os membros desta missão foram os senhores Joseph B. Lochey e José ª Macknight. Trabalharam de comum acordo na modificação dos progamas de educação física para crianças , que surgiram nessa época e careciam de jogos. Os jogos ensinados foram o basquetebol , o voleibol e o andebol , mas não chegaram a ultrapassar as fronteiras do país. Somente em 1912, em Montevidéu , no Uruguai , com a apresentação e o incentivo do voleibol pela ACM, surgiram as primeiras sementes que produziram os frutos desejados.

No Brasil dizem uns que ele foi praticado , pela primeira vez , em 1915 no Colégio Marista de Pernambuco , e outros que o mesmo foi introduzido por volta de 1916/17 , pela ACM de São Paulo.

O primeiro campeonato Sul-Americano de Voleibol masculino e feminino patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos , entidade que controlava esse esporte , foi realizado no Ginásio do Fluminense F. C. , no Rio de Janeiro , no período de 12 à 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil , no masculino e feminino.

A Confederação Brasileira de Volley-ball foi criada em 09 de agosto de 1954 e teve como seu primeiro presidente o Sr Denis Hattaway. A federação de Internacional de Volley-ball foi fundada em 20 de abril de 1947 , em Paris , França , sendo o primeiro presidente o Sr Paul Libaud tendo como fundadores os seguintes países: Brasil , Egito , França , Holanda , Hungria , Itália , Polônia , Portugal , Romênia , Tchecoslováquia , Iugoslávia , Estados Unidos da América do norte e Uruguai.

Em setembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com