TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voleibol

Resenha: Voleibol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 13

O Voleibol

Voleibol, desporto que no Brasil é chamado de Vôlei e em Portugal de Vólei, é praticado num campo dividido em duas partes por uma rede, cada equipa é formada por seis jogadores, o jogo faz-se com duas equipas, uma em cada lado do campo. O objectivo deste desporto é fazer passar a bola sobre a rede, depois de uma série de toques, não deixando que a mesma toque no chão. O Voleibol é um desporto que tem duas modalidades: de campo e de praia. É um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).

História

O Voleibol foi inventado a 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objectivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. A bola era inicialmente constituída por uma câmara de ar de uma bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome devolleyball. O criador deste desporto, faleceu em 27 de Dezembro de 1942, aos 72 anos de existência.

Em 1947 foi fundada a FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Dois anos mais tarde, em 1949, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol, exclusivamente para homens. Em 1952, o evento foi estendido também ao Voleibol Feminino. No ano de 1964 esta modalidade passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, mantendo-se até á actualidade.

Recentemente, o Voleibol de praia, uma modalidade derivada do Voleibol de campo, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos EUA.

Nos desportos colectivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipa masculina de vôlei do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1992. No Verão do ano de 2004, repetiu-se novamente esta vitória da equipa masculina. No Verão de 2008 foi a vez da selecção brasileira feminina ganhar a sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas.

Equipamento

As partidas de voleibol são realizadas envolvendo duas equipas em ginásio coberto. O objectivo principal é a bola conquistar ou sair da área de jogo após ter sido tocada por um oponente.

O campo mede 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, é dividido por uma linha central em dois quadrados que medem de lado nove metros e constituem os campos de cada equipa.

Acima da linha do centro, é posta uma rede de material sintético a uma altura de 2,43 metros para homens, e de 2,24 metros para as mulheres, no caso de competições juvenis, infanto-juvenis entre outros, as alturas são sempre diferentes. Cada campo é dividido em duas áreas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas “rede” e “fundo”) por uma linha que se encontra, em cada lado, a três metros da rede (linha de 3 metros).

No Voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo. Deste modo, uma bola que toca na linha é considerada “dentro”, ou seja, é valida, se não tocar na linha é considerada “fora”, ou seja, é inválida. Acima do campo, o espaço aéreo é delimitado no sentido lateral por duas antenas postas em cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os únicos limites são as estruturas físicas do ginásio.

A bola empregada nas partidas de voleibol é composta de couro sintético e mede aproximadamente 65cm de perímetro. Ela pesa por volta de 270g e deve ser cheia com ar comprimido a uma pressão de 0,30kg/cm2.

Regras

Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipas de 6 cada. As equipas são divididas por uma rede que fica no centro do campo. Também é necessária uma bola.

O jogo começa quando uma das equipas faz o “serviço”. O objectivo desse lançamento é que a bola ultrapasse a rede e atingir o campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola caia no seu campo usando toques com qualquer parte do corpo, antigamente só se podia usar os membros da cintura para cima.

Cada jogador pode reenviar a bola para o campo adversário, desde que não se ultrapassem três toques antes de a devolver, os passes têm de ser alternados entre os jogadores. No caso de a bola cair no chão, é ponto para a equipa adversária.

Outra regra importante é de que os jogadores não podem tocar na risca branca da rede com o corpo, nem podem dar dois ou mais toques consecutivos na bola.

Estrutura

O Voleibol, de um modo diferente de outros desportos com bola, como o basquetebol e o futebol, não é jogado por tempo mas sim por pontos.

Cada partida é dividida em sets, a partida quando uma das equipas atinge 25 pontos, sendo necessário que existam uma diferença no mínimo de dois pontos no placard entre os pontos de cada equipa, quando isso não se verifica a partida continua até que essa diferença seja atingida.

A equipa vencedora será aquela que conquistar primeiramente três sets.

Como cada partida termina quando uma das equipas vence três sets, cada partida dura no máximo cinco sets. Neste caso o último set designa-se tie-break e termina quando uma das equipas atinge 15 pontos e não 25, desde que se verifique uma diferença de 2 pontos no placard entre as duas equipas.

As equipas são compostas por 12 jogadores, em que 6 estão no campo e os outros seis ficam no banco como reservas. As substituições são limitadas, cada técnico pode fazer no máximo seis substituições em cada set, e cada jogador só pode ser substituído uma vez, devendo retornar á equipa para ocupar a posição daquele que ocupou inicialmente o seu lugar.

Os jogadores são dispostos no campo com a seguinte disposição:

- No sentido da largura, três estão colocados junto á rede e os restantes três próximos do fundo

- No sentido da largura, dois ficam junto da lateral esquerda, dois ao centro e os outros dois junto á lateral direita.

Estas posições são numeradas, estando o observador frente á rede, o jogador número 1 localiza-se ao fundo á direita, os outros seguem em ordem crescente no sentido contrário dos ponteiros do relógio.

O Jogo

No inicio de cada set, o jogador colocado na posição 1 realiza o serviço que dá inicio ao set, ele bate na bola de modo que ela passe o espaço aéreo delimitado pelas duas antenas laterais e de modo a que atinja o campo do adversário. Os adversários devem fazer a bola retornar para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com