TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volvo No Brasil

Dissertações: Volvo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 5

SELEÇÃO E DINÂMICA DE GRUPO; TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO; CONSULTORIA E PROCESSOS EM RH

VOLVO NO BRASIL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

SELEÇÃO E DINÂMICA DE GRUPO 4

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 5

CONSULTORIA E PROCESSOS EM RH 6

COMPARAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A VOLVO NO BRASIL 7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

O trabalho aborda a empresa Volvo no Brasil, empresa multinacional sueca, com 85 anos que fornece produtos e serviços de transporte com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, foi constituída no Brasil em 24 de outubro de 1977.

Segundo a 15º edição do Guia Você S/A-EXAME – As Melhores Empresas Para Você Trabalhar, a Volvo foi considerada a melhor empresa para trabalhar em 2011 entre as 150 companhias listadas.

A Volvo é reconhecida mundialmente como sinônimo de segurança, com alto investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para proteger as pessoas.

A empresa mantém um programa de educação que fornece bolsas de estudos para funcionários desde a complementação do ensino fundamental e médio até doutorado.

E tem a política da corporação que cada funcionário receba participação nos lucros e resultados do país.

A Volvo fornece produtos e serviços de transporte com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente. A marca é compartilhada entre duas corporações independentes: Grupo Volvo (caminhões, ônibus, equipamentos de construção, serviços financeiros, motores marítimos e industriais) e Volvo Cars (automóveis).

SELEÇÃO E DINÂMICAS DE GRUPO

A Seleção e Dinâmicas de Grupo é uma organização no qual seleciona pessoas para participar de processos seletivos e escolher uma ou mais pessoas adequadas para o cargo que a organização necessita.

Segundo o gerente de Recursos Humanos da Volvo do Brasil, a diversidade é um componente importante para melhorar o resultado da empresa, mas é preciso preparar a equipe e mostrar às pessoas que elas devem buscar seu próprio desenvolvimento.

O processo de recrutamento e seleção está alinhado com as políticas de RH e as estratégias e objetivos da Volvo, o gestor define as características necessárias para o preenchimento da vaga, com a descrição do cargo, nível de conhecimento, comportamento, conteúdo da função e outras informações necessárias.

A divulgação é feita de forma coerente com o público que se deve atingir, recrutamento interno ou externo.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Treinamento é um ensinamento da organização ao funcionário para o aperfeiçoamento e melhoria na execução do cargo atual em curto prazo. O desenvolvimento é a determinação na carreira que é atribuído através do tempo.

A Volvo foi reconhecida como a empresa com as melhores práticas em desenvolvimento profissional pelo guia As Melhores Empresas para Você Trabalhar da revista Você S/A, da Editora Abril. O destaque foi também em função do alto número de funcionários com mestrado e doutorado.

São oferecidos cursos de natureza técnica operacional e de desenvolvimento, realizados interna ou externamente, de acordo com a necessidade de cada um.

Tem um grande investimento no treinamento de motoristas e funcionários que se estende à comunidade referente à segurança com programas de educação no trânsito.

Desde 2001 a Volvo mantém um programa específico: o PDLV – Programa de Desenvolvimento de Lideranças Volvo. A proposta é baseada em quatro alicerces principais: Gestão de Pessoas; Gestão Empresarial; Gestão do Negócio Volvo e a Gestão na Qualidade de Vida. O PDVL é apoiado por um significativo modelo de desenvolvimento no tipo "menu" de Treinamento.Cada treinamento é independente, mas quando somados formam um bloco básico de treinamento. Assim, o líder vai construindo sua estrutura própria. O "menu" de treinamento é formado por 12 "opções" principais, que foram construídas com 50 tipos de treinamentos específicos.

CONSULTORIA E PROCESSOS EM RH

Consultoria significa processo e conteúdo no qual uma ou mais pessoas conhecendo uma empresa, apontando para o gestor os problemas nos quais tem dentro da organização e auxiliando para o progresso e a resolução dos problemas. A consultoria pode ser realizada de forma interna ou externa e proporcionando opções de mudanças para a empresa-cliente.

A multinacional Volvo adota em todo o mundo uma divisão do RH em três áreas distintas. Uma das equipes é a de consultores internos de RH, que trabalham no dia a dia com as outras lideranças da empresa e participam da definição e da execução das estratégias de cada área, como por exemplo na área comercial de caminhões ou no desenvolvimento de produtos.

A segunda equipe compõe o centro de expertise em recursos humanos, responsável por desenvolver as políticas e práticas de gestão de pessoas, de acordo com as demandas percebidas pelos consultores internos de RH. O terceiro grupo cuida de toda a parte operacional do RH, como folha de pagamento, documentação, logística de treinamento, recrutamento e seleção. Cada uma das áreas tem seu líder. A Volvo tem 5 mil trabalhadores no Brasil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com