TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Votação distrital

Resenha: Votação distrital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

O voto distrital consiste em um sistema em que o país e os estados sejam divididos em regiões (distritos) e todos os candidatos sejam escolhidos por distrito sem que haja repasse de votos entre os distritos.

A quantidade de candidatos eleitos por distrito pode ser plurinominal quando for eleito mais de um candidato ou uni nominal quando for eleito somente um candidato. A eleição pode ser feita pelo processo de maioria absoluta ou não, ou seja, pode haver vários candidatos no distrito e será eleito o mais votado ou pode-se exigir a maioria absoluta: caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos no primeiro turno, os dois mais votados disputam em um segundo.

Um sistema em que cada parlamentar representa um conjunto fixo de cidadãos encoraja uma conexão forte entre o deputado e quem o deputa. Esse sistema fortalece a responsabilização e a prestação de contas do representante.

Defensores do voto distrital alegam que o número reduzido de candidatos nesse sistema eleitoral (uma vez que se vota por distrito, cada partido apresenta apenas um candidato e não uma "lista") permite um escrutínio cuidadoso deles por parte do eleitor. Isso facilita a familiarização do eleitor com os candidatos e fortalece a conexão entre eles. Ao fim da eleição, os cidadãos do distrito são representados por uma única pessoa, e da mesma forma, têm facilidade em acompanhar a atuação dela como parlamentar. Isso aumenta a fiscalização e a cobrança sobre os representantes eleitos, o que os obriga a adequar seu voto parlamentar às demandas do eleitorado.

O voto distrital parece ser muito mais eficiente que o sistema atual, que a maioria das pessoas não consegue nem lembrar em qual deputado votaram, pois existe um grande distanciamento entre o candidato e o eleitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com