TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vários relatórios, narrativa

Projeto de pesquisa: Vários relatórios, narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será abordado através do texto: “Relatos diferentes, uma narrativa”, como se dá o processo de uma comunicação padronizada nas organizações, será exposto também a importância de uma boa comunicação para o relacionamento interpessoal. Trataremos de discurso alinhado à pratica como uma premissa para uma organização bem sucedida.

Iremos apresentar uma ferramenta de gestão embasada na teoria clássica de Henry Fayol para melhorar o convívio e o desempenho dos colaboradores, ocasionando assim uma melhor performance da equipe.

2 DESENVOLVIMENTO

Na empresa Braskem o propósito é transmitir a comunicação de forma clara e alinhada, por isso são realizadas duas reuniões com seus representantes dos níveis estratégico e tático antes da divulgação trimestral do balanço no intuito de atender seus clientes internos e externos, para isso, são debatidos durante esses encontros eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos. Quando o assunto é o Relatório de Administração, as tarefas são distribuídas por equipe. Não falta rigor nem mesmo para a mensagem do presidente, que é elaborada pela diretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia para discutir o conteúdo do texto. Os boletins gerados para os colaboradores, denominados Geração Braskem e Família Braskem seguem o mesmo padrão de elaboração. Todos os temas selecionados passam por uma avaliação rigorosa feita pela equipe de comunicação, após a aprovação eles virão textos e passam por uma nova avaliação do diretor de comunicação. Segundo o diretor Letaif como são várias pessoas que escrevem e diversos pontos de vista, fazem-se necessário um alinhamento nos discursos para não fugir da visão proposta pela empresa.

Já na CPFL, os relatos vão desde as mensagens do presidente do grupo, em comunicados ao mercado, como nas contas mensais de energia, sendo essa ferramenta de comunicação o ponto mais forte de contato entre a empresa e cliente. As mensagens que são elaboradas pela equipe de comunicação são diretas e simples de serem entendidas, pois o objetivo principal é informar o cliente de como evitar acidentes. Para a empresa acima citada o processo de comunicação com a imprensa regional deve ser descentralizado, onde os gerentes de operações são preparados para expor suas ideias de maneira correta, para tal, existe um treinamento específico para se postar da melhor forma perante a sociedade e mídia regional: o media training.

Os métodos de comunicação adotados pelas duas empresas embora sejam diferentes, tem o mesmo objetivo: apresentar informações aos seus clientes e investidores.

Um ponto positivo adotado pela empresa CPFL é uma estrutura que foi montada para atender a imprensa regional. A partir dessa estrutura a organização fica mais próxima da imprensa tendo-a como uma forte ferramenta de parceria.

Para Kunsch (2003, p. 69), “[...] o sistema comunicacional é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e do relacionamento das organizações com o meio externo”.

Como ferramenta de gestão utilizaria o PODC, que de acordo com Henry Fayol, Teoria Clássica (1916) “administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. Por tanto, uma organização bem sucedida depende de tais ferramentas para que todo processo esteja padronizado. No novo modelo de mercado que ora se apresenta não se admite a uma instituição sobreviver sem organização. A Teoria Clássica traz o enfoque no processo administrativo acreditando que planejamento deve ser uma ação continua.

A importância da comunicação interpessoal se dá desde os tempos mais remotos, pois o homem não é um ser isolado e sim marcado pelo contexto de onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, de trabalho ou de comunidade, implicando numa relação social, ou seja, num conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade.

A comunicação constitui um processo que incide, sobretudo, na troca/transmissão de informações. Seu objetivo básico é levar o outro a compreensão, além de gerar vínculos interacionais, afetivos.

Em uma organização, para se obter uma boa comunicação para seus clientes internos e externos é preciso promover a troca de informação entre as pessoas, ou seja, entre o emissor e o receptor que são os responsáveis por transmitir o contexto, através de mensagem, código e canal, onde se obtém a linguagem. É importante ressaltar que uma boa linha de comunicação estabelecida entre a organização e os clientes internos e externos, resultará na confiança de seus colaboradores e do público alvo, transmitindo desta forma uma imagem de empresa organizada e bem administrada.

A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis, devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possíveis. Uma vez transmitida a informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimento.

‘[...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com