TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weber Fundamento Das Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Weber Fundamento Das Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

1.

Para Weber, toda sociedade tem um processo histórico com suas particularidades. De acordo com as suas especificidades culturais a sociedade é construída. Ou seja, cada processo histórico é específico e cada sociedade é formada de acordo com suas necessidades. Para que seja possível compreender a sociedade é necessário entender a cultura que ela produz e as suas demandas. De acordo com a teoria weberiana, a sociedade é o conjunto das ações individuais, em que o indivíduo por não querer ser excluído da sociedade, se adequa aos padrões sociais.

O Estado, a família, a religião, os valores morais, ao mesmo tempo em que são produtos culturais e atuam como mecanismos de controle, também são influenciados e transformados pela sociedade num processo dinâmico em que os indivíduos, enquanto grupo social, pressionam por mudanças de acordo com suas demandas.

Com isso, Weber defende a ideia de que cada sociedade tem sua própria história e são as peculiaridades de cada processo histórico-cultural que permitem compreender como cada sociedade é construída de maneira única. Cada sociedade é singular e resultado de uma série de fatores econômicos, políticos, culturais, morais, etc.

2. a. A religião nesta tribo é um elemento de reprodução de sua cultura. A tradição, os costumes, as crenças ali existentes são fruto de um processo histórico particular desta sociedade tribal. Há a figura do pajé como líder espiritual, detentor de conhecimentos, considerado o mais experiente e que exerce uma poder carismático. Para Weber, a dominação tradicional e carismática do líder religioso seria uma maneira de garantir uma estrutura hierárquica que justificasse o papel social de cada indivíduo na tribo.

2. b. O chefe da tribo possui um poder coercitivo dentro de um conjunto tradicional. Ele é o escolhido para aplicar regras e punições, lidar com conflitos e guerras, etc. Possui uma dominação carismática uma vez que possuem a capacidade de mobilizar os indivíduos da tribo, que passam a agir de acordo com a vontade do chefe. O poder coercitivo que detém garante a disciplina e a harmonia na tribo.

A dominação desses dois líderes (pajé e chefe) garantem a coesão social, a ordem nas relações sociais e a existência da tribo como sociedade.

2. c. Caso houvesse contato com outras civilizações, esta tribo sofreria influências de novas culturas, hábitos, costumes, valores, crenças, etc. Alguns desses elementos poderiam ser incorporados ao cotidiano dos indivíduos resultando em transformações em sua estrutura sócio econômica. Com isso, poderia surgir uma nova dinâmica no modo de vida, o que afetaria a história e cultura desta sociedade, a conduzindo para um novo tipo de organização e uma nova realidade social. Além disso, há a possibilidade de mudanças nos tipos de poder e dominação exercidos sobre este grupo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com