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PLANO DE AULA 8 FUNDAMENTOS CIÊNCIAS SOCIAIS

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Por:   •  30/6/2014  •  2.726 Palavras (11 Páginas)  •  1.546 Visualizações

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Plano de aula : Fundamentos das Ciências Sociais / Psicologia nas Organizações / Ética e Responsabilidade Social

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Fluxos de Trabalho

Título Processos de Avaliação Externa

Número de aulas por semana 1

Número de semana de aula 8

Tema 3 - Formação Básica:

Objetivos Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:

• ter compreendido a importância da Ética e da Responsabilidade Social como atitude empresarial correta de condução dos negócios de toda e qualquer organização, seja privado ou público;

• entender a contribuição do estudo das Ciências Sociais em seus fundamentos básicos, para orientar o processo de análise e compreensão dos hábitos, desejos de consumo e atendimentos das necessidades dos consumidores;

• compreender que ao se trabalhar a implantação e aperfeiçoamentos de processos organizacionais, o foco de trabalho é o ser humano e como tal, é fundamental saber que a psicologia torna-se imprescindível para dar eficiência e eficácia ao atingimento de melhores indicadores de desempenho;

• acessar o material de apoio disponível no hotsite e na webaula.

Estrutura de conteúdo 3.5 Fundamentos das Ciências Sociais

3.6 Psicologia nas Organizações

3.7 Ética e Responsabilidade Social

Procedimentos de ensino Fundamentos das Ciências Sociais

Os conceitos sócio antropológicos de indivíduo e sociedade

O objeto das ciências sociais. Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Assim, o objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. II- As áreas constitutivas das ciências sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. Na Antropologia privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. Na Ciência Política analisam-se as questões ligadas às instituições do poder. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. III- A importância do estudo sócio antropológico na compreensão da realidade. O conhecimento científico da vida social não se baseia apenas no fato, mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato. Por estudar a ação dos homens em sociedade, de seus símbolos, sua linguagem, seus valores e cultura, das aspirações que os animam e das alterações que sofrem, as Ciências Sociais constituem ferramenta importante para o desenvolvimento de compreensão crítico-reflexivo da realidade. IV- O papel do indivíduo na sociedade. O indivíduo desempenha na realidade um papel duplo em relação à cultura. Em circunstâncias normais, quanto mais perfeito seu condicionamento e consequente integração na estrutura social, tanto mais será efetiva sua contribuição para o funcionamento uniforme do todo e mais segura sua recompensa. Entretanto, as sociedades existem e funcionam num mundo em perpétua mudança. Como uma simples unidade no organismo social, o indivíduo perpetua o status quo. Como indivíduo, ajuda a transformá-lo quando há necessidade. Desde que nenhum ambiente se apresente completamente estacionário, nenhuma sociedade pode sobreviver sem o inventor ocasional e sem sua capacidade para encontrar soluções para novos problemas. (Ralph Linton. O indivíduo, a cultura e a sociedade).

A análise antropológica da cultura

Explicar o conceito de cultura como objeto de estudo privilegiado da análise antropológica. Analisar a cultura como elemento condicionador da visão de mundo. Descrever as práticas antropológicas utilizadas para categorizar comportamentos culturais. Demonstrar a importância do principio de relativismo cultural, em contraposição ao etnocentrismo.

1- O conceito de cultura O conceito de cultura é uma preocupação intensa atualmente em diversas áreas do pensamento humano, no entanto a Antropologia é a área por excelência de debate sobre esta questão. O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que, em Primitive Culture, formulou a seguinte definição: “cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade.”. Desde sempre os homens se preocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes das suas. A essa multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de diversidade cultural. Contudo, durante foi a partir da descoberta do “Novo Mundo”, nos séculos XV e XVI, que os europeus se depararam com modos de vida completamente distintos dos seus, e passaram a elaborar mais intensamente interpretações sobre esses povos e seus costumes. É fundamental lembrarmos que o impacto e a estranheza se deram dos dois lados. Os grupos não europeus se espantavam com o ser diferente que chegava até eles desembarcando em suas praias e tomando posse de seu território.

A formação do pensamento político moderno e as questões básicas da Ciência Política.

Apresentar as contribuições dos teóricos formadores do pensamento político moderno. Descrever as formas de governo. Descrever os sistemas de governo ou regimes políticos.

1- A formação do pensamento político moderno: Estado de Natureza, Contrato Social e Estado Civil na filosofia de Hobbes, Locke e Rousseau Segundo Marilena Chauí, em Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000), o conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente. Duas foram as principais concepções do estado de natureza: 1.1- A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos

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