TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Webrun - Enviar Por Email

Monografias: Webrun - Enviar Por Email. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  5.139 Palavras (21 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma importante fonte de informações para a avaliação do desempenho empresarial, e que normalmente as empresas utilizam essa ferramenta para avaliar o desempenho de sua gestão, o que têm revelado a importância na gestão empresarial, todas as informações passadas pela contabilidade como as demonstrações contábeis DRE, balanço patrimonial, entre outras são de extrema importância para as decisões adotadas pela empresa a fim de que haja flexibilidade na base de dados contábeis, e que suas informações possam atender às novas finalidades.

Os processos administrativos devem ser muito bem difundidos dentro de uma organização, planejar, organizar, dirigir e controlar, onde as empresas podem controlar certas atividades através destas informações.

Contabilidade tem se adaptado às mudanças que ocorreram na sociedade. Assim também tomando os devidos cuidados com os ambientes organizacionais tais como o ambiente geral e o ambiente de tarefas.

Assim podemos perceber que a Contabilidade não é somente uma ciência que estuda os números, mas que abrange todos os aspectos da vida humana, não ficando essa ciência restrita somente em empresas, mas para todas as pessoas que se interessem por informação. A importância da contabilidade na gestão empresarial, o que ela pode contribuir para a administração, orientar seus usuários nos itens jurídicos que hoje mais predominam dentro das empresas e efetuando os cálculos essenciais para a tomada de decisões das organizações.

DESENVOLVIMENTO

Conceito de Contabilidade.

Ciências Contábeis é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, fornecendo diversas informações uteis para a tomada de decisão dentro e fora das empresas, tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômicos, financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios, a contabilidade deve verificar a qualquer momento se uma empresa está obtendo lucros ou prejuízo e de que forma estes, resultados estão sendo gerados. A contabilidade é por definição a ciência que estuda o desenvolvimento do patrimônio de uma entidade, seus resultados e reflexos sua evolução, sua gerência e seu futuro.

Objeto da Contabilidade.

O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades, patrimônio administrável e em constante alteração, e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos seus usuários, endente-se como patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades.

Bens – Os bens podem ser definidos como tudo aquilo capaz de ser avaliado economicamente e de satisfazer as necessidades das entidades.

Direitos – Em geral, direitos são os valores a serem recebidos de terceiros.

Obrigações – São as dividas assumidas pela entidade e que deveram ser pagas no futuro.

Objetivo da Contabilidade

O objetivo principal da Contabilidade, verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados, portanto, tendo a função de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como fazer previsões sobre suas tendências futuras. Permitindo que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Escrituração Contábil

Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, a Escrituração é uma técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, de todos os fatos administrativos resultantes da gestão do patrimônio da entidade. Esses livros classificam-se quanto à utilidade, em principais e auxiliares, quanto à natureza, cronológicos e sistemáticos e quanto à finalidade, obrigatórios e facultativos.

O mais importante livro sob o ponto de vista legal é o Diário, que tem por objetivo registrar todos os eventos que ocorrem no dia-a-dia das entidades. Já o Livro Razão é o mais importante sob o ponto de vista contábil, por permitir o controle em separado de cada conta. Há outros também de grande importância para a constituição de uma empresa, como o Livro Caixa, Contas Correntes, Registro de Duplicatas e todos eles atualmente são feitos em formulários contínuos.

Para registro nos livros é usado o método de escrituração dos Atos e Fatos Administrativos, sendo que os Atos Administrativos são aqueles que ocorrem na empresa e não causam alterações no Patrimônio, como por exemplo, assinatura de contratos de compra e venda, e de seguros, fianças em favor de terceiros, admissão de empregados entre outros.

Já os Fatos Administrativos são aqueles que provocam modificações no Patrimônio, sendo, portanto, objeto de contabilização através das Contas Patrimoniais ou das Contas de Resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido de uma empresa. Para registro dos Fatos no Livro Diário é preciso fazer uma operação chamada lançamento, que tem como elementos essenciais para seu preenchimento, em primeiro lugar, o local e data da ocorrência do fato; em segundo lugar, o nome da conta a ser debitada; em terceiro lugar, o nome da conta a ser creditado, em quarto lugar, o histórico e, finalmente, em quinto lugar, o valor.

Fatos Contábeis é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido, eles se dividem em:

Fatos Permutativos: Não alteram o patrimônio líquido, ocorrendo somente trocas entre os elementos do patrimônio, tais como: bens por bens, bens por obrigações, direitos por bens, etc.

Fatos Modificados: Alteram o patrimônio líquido aumentando ou diminuindo-o, como as receitas e as despesas.

Fatos Contábeis Mistos: Combina fatos permutativos e modificativos ao mesmo tempo em que causam variações qualitativas também causam variações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com