TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zhan Piazhe. Henri Uollon

Tese: Zhan Piazhe. Henri Uollon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Tese  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

Cada vez mais é preciso revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental. Ainda temos uma educação que infelizmente trata os alunos como iguais, usando metodologias que ignoram as diferenças e os professores muitas vezes não conseguem analisar mais profundamente os porquês de determinados fracassos escolares, que certamente estão ligados a problemas emocionais ou a metodologias equivocadas que não respeitam a forma de construção do pensamento e as etapas evolutivas dos educando.

Jean Piaget

Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchatel Suíça em 9/8/1986, formado em biologia também se interessou por filosofia e psicologia entrando em contato com o trabalho de freud. Suas obras produzidas desde a década de 1920, obtiveram logo grande repercussão, dentre elas destacam-se o juiz moral da criança a representação do espaço na criança. A construção do real na criança.

Além de realiza estudos com a criança em idade escolar, Piaget e sua mulher observaram com cuidado o desenvolvimento da inteligência e a construção do real nos seus próprios filhos. O encaminhamento das pesquisas para a discussões questões epistemológicas levou a elaboração da psicologia genética, que investiga a gêneses do desenvolvimento cognitivo dividido por ele em 4 estágios.

Sensório motor de0 a2 anos. Intuitivo ou simbólico o de 2a 7 anos. Operações concretas de 7 a 14 anos. Operações formais ou hipotético-dedutivo a partir da adolescência.

Piaget aproveita de seus conhecimentos de biologia do ponto de vista biológica e tornou se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.

Henri Wallon

Dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência da criança, Seu método adotado é o da observação pura.Wallon começou a ideia de que a escola deve proporcionar a formação integral (intelectual, afetiva e social) não apenas transmitir conhecimento, sua teoria diz que o desenvolvimento intelectual envolve mais do que um simples cérebro. A proposta é valorizar ideias humanistas que valorizem as emoções. Para Wallon, todo o contato que a criança estabelece com as pessoas que cuidam dela desde o nascimento, este contato são feitos de emoções.

Wallon baseou suas ideias em quatro elementos básicos:

• Afetividade – é por meio dela que o ser humano demonstra desejos e vontades;

• Emoções – é altamente orgânico, ajuda o ser humano a se conhecer;

• Movimento –as emoções da organização do espaço; para se movimentar. A motricidade tem caráter pedagógico pela maneira como é representada;

• Formação do eu – a construção do eu depende essencialmente do outro. Imitação, manipulação e sedução em relação ao outro são características comuns nesta fase que é mais ou menos em torno dos três anos. Na psicogênese da pessoa completa Wallon admite o organismo como condição primeira do pensamento, ou seja, o organismo sente primeiro antes mesmo que se possa compreender plenamente o que está acontecendo. Os três aspectos relevantes para se pensar na aplicação da psicologia na educação mediante estudos e conceitos por Henri Wallon são, motricidade, emotividade é inteligência humana.

O maior objetivo da educação está posto no desenvolvimento da pessoa e não em seu desenvolvimento intelectual. Por isto a inteligência é parte de um todo. E valorizar a

motricidade, a emotividade e a inteligência humana nos leva a aplicar a psicologia educação para que esta seja feita de forma completa indo além do dia em que se aprende, mas sim conduzir este conhecimento ao longo da vida.

Lev Vigotski

Lev vigotski foi um grande estudioso obtinha sede de saber formou em direito mas também estudou simultaneamente literatura e história, foi professor de psicologia, apesar de ter formado em direito obteve mais destaque na área de psicologia. Apesar de ter falecido novo aos 37 anos de tuberculose Vigotski contribuiu muito para a educação com as suas teorias

Grande parte da influência de Lev Vigotski foi inspirado em Mark ,a partir desse grande pensador ele desenvolveu sua ideia, ele dizia que a aprendizagem da criança acontece ates da mesma ser inserida nas atividades escolares ,quando acontece a inserção da criança no âmbito escolar ocorre um saber novo no desenvolvimento infantil, vigotas também dizia que não é só no âmbito escolar que ocorre a aprendizagem , mas sim em todo o lugar , estamos em processo de aprendizagem constante seja na escola , em casa ou na rua .

Lev Vigotski dizia que os pensamentos e linguagem é um processo interdependentes desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superou de uma forma definitiva ao pensamento positivo o aparecimento da imaginação o uso da memória e o planejamento da ação. Nesse sentido a linguagem diferentemente daquilo que Piaget postula sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquirir uma função central do desenvolvimento cognitivo reorganizado os processos que neles estão em andamento.

Vigotski criou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com