TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁCIDOS, BASES, SAIS E ÓXIDOS INORGÂNICOS

Dissertações: ÁCIDOS, BASES, SAIS E ÓXIDOS INORGÂNICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO:

O conjunto de substâncias químicas que apresentam propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais.

As principais funções inorgânicas que irei abordar são: ácidos, bases, sais e óxidos. Assim, em uma reação química, todos os ácidos, por exemplo, têm comportamento semelhante porque apresentam uma característica comum em sua estrutura.

Existem quatro tipos de função inorgânica: óxido, ácido, base e sal. O critério de classificação de uma substância numa dessas funções é o tipo de íons que se formam quando ela é dissolvida em água.

Em função da natureza inexistente dos compostos químicos, as funções podem primariamente ser divididas entre funções inorgânicas que são as funções de compostos que não possuem cadeia carbônica, que é a principal característica desses compostos. São divididas em ácidos, bases, sais e óxidos e funções orgânicas que são as relativas aos compostos orgânicos.

Ácidos basicamente são formados por cátios de H, possuem sabor salgado e conduzem corrente elétrica.

Hidrácidos São aqueles que não possuem oxigênio em sua fórmula, geralmente o nome desses ácidos apresentem a palavra ácido + nome do elemente + terminação ídrico. (Ex: HCl ácido clorídrico)

Oxiácidos seguem a mesma regra dos hidrácidos, exceto a terminação de se difere, utilizando "ico". (Ex: H2So4 ácido sulfúrico).

Base toda base ou hidróxido apresenta o radical hidroxila (OH), possuem sabor adstringente e diluídos em água conduzem corrente elétrica.

Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, ou seja, formados pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).

Os óxidos podem ser classificados em diferentes grupos: ácidos, básicos, neutros, duplos, peróxidos ou anfóteros.

ÁCIDOS

Uma das características comuns aos ácidos é o seu sabor azedo, presente em muitas substâncias usadas no nosso cotidiano: vinagre, sucos de limão e laranja, morango, maçã etc.

Os ácidos também formam soluções aquosas (quando misturados com água) condutoras de eletricidade e mudam a cor de certas substâncias, como os indicadores – o papel tornassol azul, por exemplo, torna-se vermelho.

Ácido é toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização (forma íons, liberando como único cátion o hidrogênio (H+)).

Sendo assim, a característica dos ácidos é a presença do cátion H+ ou H1+ e o que varia, de um ácido para outro, é o ânion.

HCl H3PO4 HBr

H2S HNO3 HF

Ácido Acético: É um líquido incolor, de cheiro forte penetrante e característico, solúvel em água. É usado no dia a dia principalmente como condimento culinário. o vinagre é uma solução aquosa de ácido acético de 3% a 7%.

Ácido Cítrico: É encontrado no limão, na laranja e nas demais frutas cítricas.

Ácido Carbônico: É um ácido fraco e um dos constituintes dos refrigerantes e das águas mineiras gaseificadas. O gás carbônico, ao se combinar com água da chuva, origina um determinado tipo de “chuva ácida”, mesmo em ambientes não poluídos e na ausência de relâmpagos, o que leva a concluirmos que todas as chuvas acabam sendo ácidas.

BASES (HIDRÓXIDOS)

As bases formam outro grupo de substâncias com propriedades comuns. Podemos citar como exemplos a soda cáustica, NaOH, presente nos limpadores de forno, nos desentupidores de pia e na fabricação do sabão; a cal hidratada, Ca(OH)2, utilizada na preparação de arga-massa, na pintura de paredes e para reduzir a acidez do solo; e o hidróxido de alumínio, Al(OH)3, utilizado em alguns medicamentos para combater a acidez estomacal.

Base ou hidróxido é toda substância que, em solução aquosa, libera como ânion exclusivamente o íon OH– (hidroxila).

É amarga e cáustica, “amarra a boca” (sabor adstringente). Naturalmente, não é um bom método para se identificar uma base por ser extremamente perigoso.

Na (OH) ou NaOH Fe(OH)3

Ba(OH)2 Al(OH)3 Fe(OH)2

O que é pH?

Como os ácidos se ionizam em íons hidrogênio (H+) e as bases em íons hidróxido (OH–), conclui-se que, quanto mais íons hidrogênio houver em uma solução, mais ácida ela será. Alternativamente, quanto mais íons hidróxido houver em uma solução, mais básica ela será. O termo pH é usado para descrever o grau de acidez ou basicidade de uma solução.

A acidez ou basicidade de uma solução é expressa em uma escala de pH que vai de 0 a 14.Na prática, podemos lembrar os medidores de pH das piscinas ou dos aquários. O limão possui pH entre 2,2 e 2,4; a laranja entre 3,0 e 4,0; já a água potável entre 6,5 e 8,0; e o leite de magnésia, 10,5. Os químicos usam aparelhos elétricos especiais para medir com precisão o pH das substâncias, mas o uso dos indicadores ainda é o mais frequente. Veja a escala abaixo com alguns exemplos de substâncias ácidas, básicas (alcalinas) e neutras.

Hidróxido de sódio (NaOH): É também conhecido como soda cáustica, em que o termo cáustico significa corroer ou destruir os tecidos vivos. É um sólido branco, cristalino e absorve água (higroscópico). Por isso, quando exposto ao meio ambiente, ele se transforma, após certo tempo, em líquido incolor. Deve ser conservado em frascos plásticos, pois reage e, por isso, é utilizado na produção de sabão e na fabricação de papel, celulose, etc.

Hidróxido de sódio (Mg(OH)2): É um sólido branco, pouco solúvel em água. Quando misturado à água, forma um líquido branco com partículas suspensas, ou seja, uma suspensão, conhecida como leite de magnésia, que é usada como antiácido e laxante.

SAIS

Quando ouvimos falar de sal, a primeira coisa que lembramos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com