TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Área do Conhecimento: Natureza e sociedade

Seminário: Área do Conhecimento: Natureza e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 Área do Conhecimento: Natureza e sociedade

Conteúdo / Tema: Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado / Compreendendo a diversidade cultural.

Metodologia: Formar uma roda com as crianças para realizar conversas e leitura de diversos livros como “O vôo de pretinha e branquinha”, “Histórias africanas para contar e recontar”, “Lendas negras”, “Coisas de índio” que contem histórias dos povos, indígenas, africanos e europeus, que contribuíram para a diversidade cultural através de suas heranças ao povo brasileiro destacando a importância de aceitar, compreender e respeitar as diferenças, resgatar conceitos, normas e brincadeiras do passado e comparar com as do presente permitindo a inteiração entre os fatos, as fantasias e os sentimentos, encorajando cada criança a soltar sua imaginação realizando a troca de informações e releitura das histórias apresentadas com suas palavras e ideias a respeito de cada grupo trabalhado. Utilizando revistas solicitar às crianças que criem um painel interligando cada grupo social com costumes e crenças próprios, em seguida apontar em que aspectos se assemelham e promover o debate entre eles para que compreendam que as diferenças culturais não tornam nenhum grupo social mais importante que outro.

Avaliação: Observação se todos os alunos são capazes de compreender e respeitar as diferenças existentes entre os grupos sociais, a diversidade cultural presente inclusive entre eles.

2.2 Área do Conhecimento: Artes e musicas

Conteúdo / Tema: Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral / Atitude e comportamento.

Metodologia: Confecção de um tambor com latas de leite em pó, tendo como objetivo o desenvolvimento da potencialidade criadora, trabalhar a musicalidade e as cores. Levar para a sala um tambor, papel de diferentes cores e texturas, latas de leite em pó vazia, cola, tinta, tesoura, etc. Ao contar a história destacar o instrumento a ser explorado, fazendo a socialização do tema. Apresentar o tambor e permitir sua exploração (cores, som, textura, forma, etc.) Organizá-los para confecção de seus tambores utilizando as latas: forrando, pintando, colando, desenhando e experimentando sensações. A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, interesse, interação e assimilação dos conteúdos.

Avaliação: Será avaliado o desempenho e a criatividade de cada aluno.

2.3 Área do Conhecimento: Alfabetização

Conteúdo / Tema: Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional / Despertar da leitura e escrita.

Metodologia: Jogo de decifração de palavras com objetivo de trabalhar a leitura, a escrita e a oralidade. Organizar a turma em circulo para fazer a leitura da história “As Tranças de Bintou” em voz alta, pedir que eles recontem a história e destaquem algumas palavras; escreva-as em pedaços de papel e os coloquem em uma vasilha. Sortear uma palavra e brincar de brincadeiras de “FORCA” com as palavras sorteadas. Os alunos irão chutar as letras até decifrar a palavra. O aluno que decifrar será o próximo a realizar o sorteio e assim sucessivamente. A avaliação será por meio da observação no desenvolvimento e comportamentos durante a realização da atividade.

Avaliação: Processual e continua, verificando se os alunos construíram conceitos de respeito, cooperação, participação e interesse pela inteiração da linguagem com a escrita.

2.4 Área do Conhecimento: Matemática

Conteúdo / Tema: Contagem e números

Metodologia: Dividir a classe em equipes, cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com