TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Desenvolvimento sustentado e consciência ambiental: natureza, sociedade e racionalidade

Por:   •  11/9/2017  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

ESPECIALIZAÇÃO EM MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Desenvolvimento sustentado e consciência ambiental: natureza, sociedade e racionalidade

Ilhéus Abril, 2017

MAILEIDE GUIMÃES DE SOUZA

Desenvolvimento sustentado e consciência ambiental: natureza, sociedade e racionalidade

Resenha de artigo cientifico apresentado ao Prof. Vanderlei Veloso da disciplina Fundamentos de Gestão Ambiental, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pela discente Maileide Guimarães de Souza como requisito parcial de avaliação.

 

Ilhéus  Abril, de 2017


          O desenvolvimento sustentável é de extrema importância para que possamos obter meios que contenha os altos índices de degradação do planeta, porém mesmo que muitas leis tenham sido criadas e a articulação entre educação ambiental, desenvolvimento sustentável, natureza sociedade e crescimento econômico tenham sido feitas, ainda há um longo e tortuoso caminho a percorrer. Segundo o artigo as desigualdades sociais estão intrinsicamente relacionadas as questões do desenvolvimento sustentável, quando salienta sobre as questões culturais que norteiam o povo brasileiro desde o momento do descobrimento do Brasil.

        A sociedade brasileira sempre exaltou o homem como ser soberano que está acima da natureza, ou seja a natureza era vista como fonte de recursos inesgotáveis que o homem poderia usar da forma que mais lhe proporcionasse o máximo de rendimentos possíveis, rendimentos esses que na sua totalidade eram obtidos através do trabalho escravo, essa forma hierarquizada de poder prevalece infelizmente até hodiernamente.

        Estamos na segunda década do século XXI, onde uma sociedade “esclarecida e informatizada” é vigente, porém pouco de fato é concretizado no que concerne ao desenvolvimento sustentável, a predominância do consumismo desenfreado e inconsciente, onde o ter é mais importante que ser é a principal causa da degradação ambiental, desde muito cedo imbuímos nos nossos filhos valores deturpados sobre consumo consciente e educação ambiental, mesmo quando falamos sobre a preservação, conservação etc. Nos boicotamos quando agimos contraditoriamente em situações cotidianas, como por exemplo sempre adquirindo produtos novos, usando produtos que prejudicam o planeta entre outros a indústria e comércio são bastante atrativos usando recursos midiáticos para incentivar o consumo inconsciente dessa forma que acaba pagando um alto preço é a natureza.

         É necessário que essa conscientização de fato floresça no íntimo da sociedade vigente, a Unesco determinou logo após a Conferência de Belgrado (1975) que:

 “Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas relacionados. Uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que se repitam” (Oliveira apud Effting, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com