TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Do Conhecimento

Artigo: Sociedade Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇAO

Marx contribui para a discussão da relação entre indivíduos e sociedade. Ele considerava que não se pode pensar a relação indivíduo e sociedade separadamente nas condições materiais.

O materialismo histórico foi a corrente mais revolucionaria do pensamento social, tanto no campo teórico como no da ação política.

KARL MARX

O alemão, filosofo e economista Karl Marx (1818-1883), foi um dos responsáveis em promover uma discussão crítica da sociedades capitalista, onde o objetivo maior de Marx não era elaborar um teoria geral sobre a sociedade, e sim estudar a sociedade de seu tempo- a sociedade capitalista. Segundo ele, a sociedade capitalista as relações sociais de produção definem dois grandes grupos dentro da sociedade: de um lado, os capitalistas que são aquelas pessoas que possuem os meios de produção (maquinas, ferramentas, capital, etc.) necessários para transformar a natureza e produzir mercadorias; e por outro lado os trabalhadores também chamados de proletários, ou seja aqueles que ofereciam mão de obra para as fabricas e que não possuíam nada além da disposição para trabalhar. A produção na sociedade capitalista só se realiza por que capitalistas e trabalhadores entram em relação. O capitalista paga para o trabalhador um salário para que trabalhe para ele, e no final da produção, fica com o lucro.

Pois para Marx, o trabalho, ao exercer sobre determinados objetos, provoca nestes uma espécie de “ressurreição” tudo que é criado pelo homem. Diz Marx, contem em si um trabalho passado “morto” que só pode ser reanimado por outro trabalho, por exemplo, um pedaço de couro animal curtido, uma agulha de aço e fios de linha são, todos, produtos do trabalho humano. Deixados em si mesmos, são coisas mortas; utilizados para produzir um par de sapatos, renascem como meios de produção e se incorporam num novo produto, uma nova mercadoria, um novo valor.

Marx fez do conceito um peça-chave de sua teoria para a compreensão da exploração econômica exercida sobre o trabalhador no capitalismo. A indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam ou separavam o operário dos meio de produção.

Segundo Marx alienado seria o homem que não tem o controle sobre o seu próprio trabalho, em termos de tempo e em termos daquilo que é produzido, coisa que o capitalismo faz em larga escala, pois o tempo do trabalhador e o produto (mercadoria) pertencem a burguesia bem como lucro.

Marx via o homem como aquele que pode transformar a sociedade fazendo sua história, mais enfatiza que ne sempre ele o faz como deseja, pois as heranças da estrutura social influenciam –no. Assim sendo não e unicamente não é o homem quem faz a história da sociedade, pois a história da sociedade também constrói o homem, numa relação reciproca, as condições que se se encontra uma sociedade vão dizer até que ponto o homem pode construir a sua história como deseja, pois tem poder econômico e político nas mãos ao contrário da classe proletária que por causa da estrutura social está desprovida de meios de transformações. Para modificar essa situação somente por intermédio de uma revolução, após assim classe trabalhadora pode assumir o controle dos meios de produção e tomar o poder econômico da burguesia.

Para Marx a classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com