TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Casos: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MARKETING

ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE.

São Paulo

2014

PRODUÇÃO TEXTUAL

Projeto de Pesquisa para a disciplina Ética, Cidadania e Sustentabilidade do curso de graduação à distância Tecnologia em Marketing.

Professor: Alessandro A. R. Athiê.

São Paulo

2014

Diariamente usamos a palavra “política” em vários sentidos. Por exemplo, para uma pessoa muito rigorosa aconselhamos ela ser “mais política”. Também nos referimos à “política” da empresa como expressão de estrutura do poder interno. Há também um sentido pejorativo, quando a sociedade desencantada, devido às denúncias de corrupção e violência, associam indevidamente política à “politicagem”, que é uma falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos.

A política o qual Aristóteles e a filosofia nos ensinam é a arte de governar, de gerir o destino da pólis (cidade), alcançando o sumo bem, que seriam condições favoráveis a todos os membros da sociedade para que atinjam a “felicidade”. Mas para exercer esta arte, o indivíduo deve ser uma pessoa virtuosa e ética. A ética refere-se à reflexão que a filosofia faz sobre as regras morais vigentes, podendo até mesmo contestá-las e julgá-las ultrapassadas e equivocadas. Ou seja, aquele que exerce a política deve ser capaz de ser justo e nobre, e pensar sempre no bem comum utilizando das normas, mas não impassível a elas.

A politicagem é utilizar dos artifícios políticos para beneficiar somente uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas interligadas. Atos ilícitos, lavagem de dinheiro e corrupção são exemplos da politicagem. Esses atos inescrupulosos são de autoria dos “politiqueiros” que objetivam estabelecer uma vida fácil à custa do povo. Estes não estão preocupados em representar a população, nem em exercer a verdadeira política defendendo os interesses comuns. As suas atitudes não condizem com as responsabilidades delegadas pela sociedade, aproveitando-se de seu status para beneficiar-se: desviando dinheiro público para suas contas bancárias, cometendo crimes de nepotismo, fazendo esquemas de compras ou obras superfaturadas para ganhar mais que os seus respectivos subsídios.

Pode-se observar que a política e a politicagem são completamente opostas. A primeira preserva o bem estar e a necessidade de todos por meio de pessoas incorruptíveis que representam a maioria e lideram por meio da ética, boa conduta, razão, respeito e responsabilidade, visando um direcionamento e uma administração eficiente. A segunda é individualista, vil e não apresenta nenhum resquício de moral ou ética. Aqueles que a praticam estão preocupados em manter sua qualidade de vida, sem se importar com as outras pessoas ou valores morais.

Não se deve confundir os dois, pois a verdadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com