TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

GRUPO 1- “Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. ”

Tudo que tiramos do meio ambiente causa impacto e isso se dá a problemática relação entre humano e natureza, onde o ser humano explora a natureza de uma forma violenta, bizarra e até desumana e é aí que entra a importância de educação ambiental na vida de todos, mesmo sendo algo que não precisaria nem ser dito, desde pequenos devemos aprender a importância da natureza, pois natureza é fonte de vida. Nas escolas já vemos exemplos de projetos sendo desenvolvidos para incentivar as crianças e melhorar o futuro do mundo.

 A conscientização é necessária e as pessoas estão aprendendo com os erros e já tem uma ideia  de como explorar a natureza da forma que fazemos é errado e que estamos tirando a riqueza de nós mesmos, e hoje podemos ver várias empresas e mutirões em bairros para conscientização e isso é muito importante, a educação ambiental é importante e não adianta reclamar dos efeitos da natureza se não agimos para melhorar a situação, por isso devemos melhorar como pessoas e cuidar do nosso planeta e ele retribuirá com fonte de vida e alegrias. A cidadania deve sim ser ensinada, cidadania é aprender a fazer o certo para receber o melhor.

GRUPO 2- “Responsabilidade social na contratação e demissão dos funcionários. “

Nós vemos ultimamente uma mudança no setor empresarial. As pessoas não buscam emprego pensando no dinheiro, claro que mediante a fatos um bom salário é essencial, mas as pessoas não estão dispostas a ganhar bem e passar anos em uma empresa que não a valoriza como pessoa e não valoriza seu trabalho, por isso as empresas estão cada vez mais focadas em priorizar as pessoas e valoriza-las.

A inclusão social e a ética são os principais fatores para a empresa seguir um padrão ético de valorização de pessoas. A empresa deve entender que o respeito é a base de tudo, que inclusão social não é caridade, e se você não faz de bom grado você não será recompensado. Inclusão é saber que qualquer pessoa, independente de gênero, raça, religião ou se é deficiente, tem capacidades de ser ótimas naquilo que fazem e devem sim ser cobradas, e se a pessoa errou não aja de forma equivocada a demitindo de imediato, tente ajuda-los, exija deles de forma que eles sintam vontade de honrar a imagem da empresa, para eles entenderem que se eles se doam a algo que acreditam eles são recompensados. Demitir nunca é a melhor forma de resolver um conflito, mas se precisar demitir a pessoa, faça isso dignamente, mostre respeito com quem servia a empresa e isso tornará seu ambiente de trabalho agradável e com funcionários que vestem a camisa da empresa.

GRUPO 3- “O efeito estufa e as mudanças climáticas. “

 O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. 

Porém, nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. 

E se continuar assim, o efeito estufa vai se transformar em Aquecimento Global ...e desse jeito o nosso lindo planeta "vai para o espaço!"

Os efeitos colaterais são assustadores, tais como; seca, derretimento das calotas polares, enchentes, queimadas, aumento da sensação térmica e conseguintemente extinções.

Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e governos de diversos países já estão tomando medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos. Porém, países como os Estados Unidos tem dificultado o avanço destes acordos. Os EUA alegam que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país. 

Por isso cabe a todos nós nos sensibilizarmos com a situação que fará bem a nós também e procurar ajudar nem que seja em pequenos atos para estarmos mudando o planeta para que ele não caminhe a um fim terrível.

GRUPO 4- ‘’Como criar uma Ong”

O.N.G - Organização Não Governamental 
Definição 

ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras. 

Funções principais 

As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado. 

Como conseguem recursos 

As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários. 

Associação das ONGs 

A ABONG é a Associação brasileira de organizações não governamentais. 

GRUPO 5- “Responsabilidade Social e Marketing. “

O marketing e a responsabilidade social estão intimamente ligados, pois geralmente, um não pode se desvencilhar do outro. 
Quando uma empresa investe em programas sociais, está se enquadrando na responsabilidade social. Entretanto, não faz isso a seu bel-prazer, senão para obter desconto em seus impostos e fazer sua "propaganda positiva”. 
Toda vez que isso ocorre, a empresa faz questão de dizer aos quatro cantos que fez uma "boa ação", o que já é um marketing agressivo frente ao consumidor, que terá outra opinião sobre a marca, comprando, se fidelizando e até mesmo espalhando a ideia de que "essa empresa se preocupa com o social”. 
Nesse patamar, temos a propaganda formal (televisão, rádio, internet) e informal (boca-a-boca, dos consumidores que assistem aos anúncios e das pessoas que participam dos projetos sociais ajudados). 
Assim, a Responsabilidade Social torna-se uma forma eficaz de divulgação da empresa. 
Entretanto, o empresariado, por sua vez, deve investir em uma postura verdadeiramente ética e transparente, visando o resgate da cidadania e o respeito ao meio ambiente do qual depende. Na verdade, estamos falando de uma grande rede que envolve governo, a iniciativa privada e as universidades, que detêm o conhecimento. O grande desafio, porém, é como coordenar e trazer o entendimento de que só a visão proativa e integrada de todos esses setores tornará o caminho mais curto e menos penoso. Este deve ser o novo modelo de gestão capaz de conduzir à transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (303.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com