TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Artigos Científicos: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

DANTE BONETTI DE FREITAS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

TAGUATINGA/DF

JUNHO/2012

INTRODUÇÃO

A questão ética é um fator fundamental para a sociedade em geral, fator que transcende o campo individual e alcança o plano profissional.

Uma sociedade para existir precisa de regras morais que a regulam. Sem regras morais, não há sociedade. Entretanto, as regras morais não são suficientes, pois elas representam somente o momento em que a sociedade vive.

O ser humano está em contínuo crescimento pessoal. E muitas das qualidades que necessita para viver bem e produtivamente podem ser adquiridas mediante reflexão, boa vontade e esforço.

LEI, MORAL E ÉTICA

O que é Ética?

É um conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as grandes questões da vida. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, fazendo com que ninguém saia prejudicado.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais de acordo com a filosofia, é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

O que é Moral?

É o conjunto de regras, costumes e prescrições a respeito de comportamentos e condutas, que podem ser consideradas válidas, quer seja para qualquer tempo e lugar, quer seja para grupos ou pessoa determinada, aceitas pela comunidade. O termo moral significa tudo que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, enfim moral é um conjunto de regras no convívio.

O que é Lei?

É toda regra jurídica escrita ou não, que abrange os costumes e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado.

É uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com certa regularidade.

Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética, moral e lei)?

Lei e Moral:

Semelhanças:

- As duas são sociais, pois fazem parte da organização do convívio humano;

- As duas são instrumentos da justiça;

- As duas são humanas, pois nascem da necessidade humana;

- As duas são históricas, nascem a partir de necessidades historicamente despertadas.

Diferenças:

- A lei é um instrumento formal, a moral informal;

- A lei apresenta-se como sistema jurídico único para um gruo, a moral apresenta variações no âmbito de um convívio do mesmo grupo;

- A lei quando transgredida ou rejeitada, impõe penalidades, a moral provoca apenas mal-estar dentro do grupo;

- A lei é imposta para cumprimento e obrigação de todos os indivíduos dentro de um grupo, a moral apenas com conteúdo bom ou mal a ser escolhido pelo indivíduo dentro de um grupo.

Palavra chave: Ética, Moral e Lei.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Para que um gestor público consiga atuar prezando pela ética é importante que ele esteja preparado para enfrentar os desafios que irá encontrar ,desde a identificação do perfil dos seus colaboradores até sua efetivação como funcionário da empresa, lembrando também de manter essa ética durante o período que o colaborador fizer parte do quadro de funcionário de sua empresa.

Também deve ficar atento com preços qualidades e satisfação do cliente. É sabido que ao lidar com a diversidade cultural requer da liderança do gestor,más ao mesmo tempo geram bons resultados se este souber lidar com essas dificuldades.Com a formação de uma boa equipe a empresa consegue garantir seu ritmo de produção caso ocorra a ausência de algum colaborador a equipe e preparada em manter o padrão,pois sendo está bem estruturado se garante em harmonia.

O diferencial de uma empresa pode ser observado na atitude de seus gestores ao contratar seus colaboradores fazendo sua integração de uma forma em que o colaborador entenda sobre o perfil da empresa,sua função em que irá atuar o que se espera dele suas possibilidades de crescimento e remuneração no decorrer dos este também deverá receber capacitação e ”feedback” para enxergar seu potencial de crescimento.

Quanto aos benefícios que a empresa obtém através da ética nos negócios, a confiança é uma delas, pois se configura num mecanismo de redução de riscos, que pode ser baseada na experiência de que outra pessoa, grupo ou empresa vai honrar sua promessa de proteger direitos e interesses. Diminui o risco sentido pelas pessoas, conta com o comportamento ético e campanhas de atuação social para o sucesso de seus negócios.

As empresas obtêm lucros, pois quando estamos sendo éticos com os clientes e fornecedores, adquirimos confiança e respeito deles.

Palavra chave: Ética nas Empresas, Serviço Público.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

É o reconhecimento presente em cada pessoa e em conjunto, dos seus deveres, tanto com a comunidade que vivem ou a sociedade em geral. Concretizam-se por meio da tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, que contribuem para preservar e melhorar o bem-comum e elevar a qualidade de vida de todos.

Os stakeholders são todos aqueles que influenciam uma empresa: colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, planejadores, acionistas, fornecedores, governo e demais instituições que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.

A palavra vem de:

Stake: interesse, participação, risco.

Holder: aquele que possui.

Para adotar o conceito de responsabilidade social em uma empresa, não basta apenas investimento em assistencialismo social. Cada uma das partes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com