TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Projeto de pesquisa: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

ÉTICAS E

RELAÇÕES HUMANAS NO

TRABALHONEGOCIAÇÃO

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

1. INTRODUÇÃO

Ética empresarial diz respeito a um estudo da conduta humana no campo ético, empresarial, profissional ou no senso comum.

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental mais especificamente na Grécia Antiga.

A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação e conseqüentemente, seus bons resultados. Ética empresarial é o comportamento da empresa, entidade lucrativa, quando agem de conformidade com os princípios morais e as regras aceitas pela coletividade.

Os administradores terão que saber que em suas agendas coorporativas não adianta apenas ter produtos competitivos ou estratégias mirabolantes de marketing, mas sim novos atributos aos negócios. Entretanto, esta faltando investir junto ao segmento mais importante: os colaboradores da empresa. É preciso investir no desenvolvimento da consciência ética junto às pessoas que trabalham na empresa e que são as pessoas que a representam.

Uma empresa só será realmente ética se contar com o trabalho de pessoas comprometidas com a ética. Afinal são as decisões e atitudes de cada colaborador que constroem a história e que dão a vida à empresa.

A concepção pessoal de cada colaborador pode variar conforme a formação, a cultura, o caráter e as vivências individuais. A ética é flexível, pode variar conforme a cultura, a origem, a vivência e o ponto de vista de cada indivíduo.

Ao longo do tempo, teve-se inicio a evolução da ética, ou seja, na década de 60, 70, 80. Sendo que na década de 80/90, as redes acadêmicas foram formadas. Ressaltou-se a existência de três modos inter-relacionados de abordagem da ética no âmbito das empresas e no fim do milênio criaram-se as ONGs.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

A ética é o conjunto de valores e princípios morais que norteiam a conduta humana na sociedade. É algo que é construído no tempo e no espaço, e o que faz com que a sociedade evolua é o quanto ela é desenvolvida.

A ética é formada a partir do convívio familiar e social, ou seja, é um costume diário, íntimo e particular, pois cada indivíduo tem uma compreensão moral, onde levamos esse comportamento para todos os campos da nossa vida, dentre eles o profissional.

Uma das funções do administrador é tomar decisões e para isso deve se preocupar com alguns fatores aos quais passará constantemente. As conseqüências, os riscos, os valores, conhecimento no campo de atuação, tudo isso partindo da compreensão ética. Porém nem todas as pessoas tem essa preocupação, o que pode trazer problemas para a empresa, pois a ética é fundamental para o bom funcionamento de uma instituição.

No mundo atual, o ideal é o respeito, tomando atitudes corretas, que tragam benefícios as empresas e as pessoas que lá trabalham, gerando um bom ambiente de trabalho, bons resultados.

O administrador, precisa por em pratica os conceitos de ética no ambiente profissional, se preocupando em direcionar suas decisões de forma coerente, pensando em todos os envolvidos. A empresa deve encontrar a melhor forma de atingir seus objetivos e desenvolvimentos, sem ferir os padrões éticos.

2.1 - SINOPSE DO FILME - AMOR SEM ESCALAS

O filme Amor sem Escalas, de Jason Reitman, retrata a vida de um executivo, Ryan Bingham (George Clooney), que tem a missão de demitir pessoas pelo país, o que faz com muita intensidade já que o serviço vive a cerca da crise econômica que afeta os EUA. Ryan aproveita a chance de viajar para também acumular milhas.

Ele exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários, demonstrando extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo não o afetam, ele não absorve nenhuma carga emocional, sabendo agir de acordo com cada individuo.

O personagem tenta amenizar o conflito de cada situação, dando nova perspectiva a vidas das pessoas que demite, sabendo conduzir a situação de forma clara.

Sua vida é essa rotina de trabalho, aeroportos, hotéis, o que fazem o sentir em casa. Mas seu estilo de vida é ameaçado quando Natalie Keener chega à empresa. Ela tem um planejamento de cortar as viagens dos agentes. Ao invés de viajarem, eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com