TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Artigo: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Tecnologia em Logística

1 ° SEMESTRE

Herrison Lima da Silva RA: 6570182390

Thaíres Rocha da Silva RA: 6946461081

Francisco da Silva Mesquita RA: 6750350579

Victor Luís Castilho Magalhães RA: 6751358070

Nadiane Alves Pereira RA: 6789434228

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PROFESSORA EAD: Arley Lobo

TUTOR PRESENCIAL : Cátia Almeida

TUTORA A DISTÂNCIA: Vanessa Neves de Oliveira

Brasília-DF 18/MAIO/2013.

INTRODUÇÃO

A ética profissional na administração traz referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário brasileiro atual. Objetiva transparecer as mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da história. Chegando a considerar por fim que o conceito de ética no pensamento filosófico de Aristóteles leva a contextualização descritiva do que é ética, na sociedade contemporânea, neste cenário se justifica a criação de códigos éticos para a conduta social, profissional e empresarial em prol de uma convivência mais harmônica, justa e livre. Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom-censo sem ferir o outro ou a coletividade.

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

Contudo, o entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por vários pensadores, dando assim, diferentes conceitos e formas de alusão ao termo. Neste quadro, investigaremos a obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, e seus pensamentos sobre a ética, a conduta, a moral e a virtude compondo uma relação com o cotidiano humano contemporâneo no Brasil, versando sobre a presença do fundamento ético e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional.

Trazendo a teoria ética aristotélica para a nossa realidade atual, parece-nos a primeira vista que o cidadão brasileiro, em grande parte, esqueceu ou optou por distanciar-se de certos "valores formadores".

Ressaltando que, o comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. E na filosofia moderna, a conduta virtuosa designa uma disposição moral para o bem individual e comum.

O conceito de ética empresarial ou organizacional (ou ainda de ética nos negócios) tem a ver com este processo de inserção. A empresa ou entidade devem estar presentes de forma transparente e buscando sempre contribuir para o desenvolvimento comunitário, praticando a cidadania e a responsabilidade social. Se atentam contra a cidadania, ferem a ética empresarial.

A ética social se pratica internamente, recrutando e formando profissionais e executivos que compartilham desta filosofia, privilegiando a diversidade e o pluralismo, relacionando-se de maneira democrática com os diversos públicos, adotando o consumo responsável, respeitando as diferenças, cultivando a liberdade de expressão e a lisura nas relações comerciais.

Ainda que se possa, filosófica, doutrinaria e ideologicamente, conceber conceitos distintos para a ética social, há algo que não se pode ser contrariado jamais: a ética social é um atributo indispensável para as organizações que querem manter-se vivas no mercado e a sociedade está cada vez mais alerta para os desvios de conduta das organizações.

Uma empresa ou entidade tem que ser, obrigatoriamente, percebida com um elemento ativo do contexto social (cultural, político, econômico etc) e esse fato remete, obrigatoriamente, a compromissos e responsabilidades que elas (empresa ou entidade) devam ter com a sociedade como um todo.

O consenso sobre a importância das pessoas dentro de uma organização está cada vez mais evidente. Nos dias de hoje, a maioria das organizações bem-sucedidas, se não todas, centram esforços na retenção e aprimoramento de talentos dentro da empresa. O funcionário deixou de ser visto apenas como mão-de-obra, alguém que vai à empresa prestar um serviço técnico por um pagamento e vai embora, e passou a ser considerado como elemento estratégico fundamental para o sucesso. Cada vez mais são valorizados funcionários com competências especificas e que buscam o aprimoramento contínuo, comprometidos com a melhoria da empresa, de si mesmo e dos colegas. Naturalmente, a empresa também tem que se mostrar atraente para esse profissional qualificado, e por isso o investimento em recursos humanos e em práticas de gestão tem sido mais valorizados.

SINOPSE “AMOR SEM ESCALAS”

É possível visualizar, durante o filme, que a estratégia que o diretor da empresa adota é do tipo planejada, em que há uma forte separação entre os níveis de planejamento e execução. A estratégia como um plano foca o futuro, buscando atingir um objetivo que gere vantagem competitiva para a organização. No filme, observa-se que o diretor da empresa visualiza o funcionamento da organização no futuro, prevendo as condições de mercado, no momento em que explica que há setores econômicos em crise e, portanto, haverá muitas demissões. Também considera o modo de funcionamento a partir das tecnologias existentes, projetando que as demissões poderiam ser feitas a partir de videoconferência, à distância. Ou seja, ele buscava prever como o ambiente externo estaria futuramente e de que forma se relacionaria com a sua empresa.

Também está presente no filme a característica da estratégia planejada de divisão entre a definição e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com