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ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

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Por:   •  9/11/2013  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  366 Visualizações

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1 INTRODUÇÃO

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga. Refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, o homem é consolidado como objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral e razões para a justiça e a harmonia das condutas. O entendimento ético discorre filosoficamente, em épocas diferentes e por vários pensadores, dando conceitos e formas de alusão ao termo ética. Através dos estudos da obra de Aristóteles, e de seus pensamentos sobre a ética, foi observado a conduta e a moral, visando compor uma relação com o cotidiano humano contemporâneo no Brasil e os valores ético-sociais.

A ética Aristotélica na sociedade brasileira atual, diz respeito a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético, traz referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário brasileiro atual, a fim de transparecer as mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da história, chegando a considerar que o conceito de ética, neste âmbito justifica a criação de códigos éticos para a conduta social em prol de uma convivência mais harmônica justa e livre.

Para um convívio em sociedade sempre se exigiu um comportamento relativo às leis estabelecidas. Ao longo da história, observa-se que as leis variam de acordo com o contexto social, econômico, político e ideológico-religioso de cada época.

Durante a Idade Média e na Idade Moderna, a ética não era considerada uma ciência, logo não havia uma relação entre ética e educação. Essa visão só foi modificada na Idade Contemporânea, onde a ética teve uma nova conotação, sendo desta forma considerada como uma ciência. E com isso fortaleceu-se o argumento que a relação entre ética e a educação é notória no cotidiano do ser humano, pois ambas são extremamente importantes para sua formação moral e intelectual. Não há como isolá-las por ações, pois elas estão inseridas no mesmo contexto da sociedade.

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são anti-éticos.

Há necessidade de ética porque há o outro ser humano. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há um outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada.

A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenhe melhor seu papel no grupo.

No que tange a ética no trabalho, esta tem importância fundamental na coletividade, e seu enfoque de vanguarda consiste na abordagem dos aspectos intervenientes nos processos de trabalho, de forma a possibilitar que o exercício da profissão ocorra dentro de parâmetros que considerem o interesse maior da sociedade. Conhecer as diversas dimensões da ética no trabalho significa aportar para a terminologia holística das relações humanas.

É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.

2 ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

2.1 Ética

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

A ética filosófica reflete sobre os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Porém inicialmente, quando dos primeiros pensadores gregos, não se estabeleceu regras de conduta nas relações humanas, como atualmente se revela em códigos de ética profissionais, políticos ou empresariais intuídos em harmonizar moralmente as interações sociais.

A ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo. Está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.

2.2 Moral

A Moral é um conjunto de regras de convívio, de conduta, ou ainda um conjunto de normas e parâmetros estabelecidos e aceitos pelas comunidades humanas durante períodos determinados de tempo.

2.3 Lei

Lei é uma ferramenta de controle social, toma como referência, a relação de usos e costumes, além de princípios éticos e religiosos, para formar uma regra, uma norma, que implica em direitos e deveres, passíveis de punição no caso de seu descumprimento.

3 ÉTICA ARISTOTÉLICA

O discurso exposto pelo realismo aristotélico considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis. Essa ordem rege não só fenômenos naturais, mas também os de ordem política, moral ou estética. Alegando existir uma ciência "primeira", a metafísica, que estuda o ser e procura enunciar que essa ordem torna inteligíveis todos os fenômenos.

Neste cenário, a teoria ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto ao individuo quanto à sociedade num todo. Então, o comportamento ético é o que se considera prudente. Porém, uma questão central que a moral e a ética tratam, e que é muito difícil de responder, é "como devo agir para com os outros?". A visão sob a ética na filosofia grega clássica se faz mais empírica, claramente exposta nas obras de Aristóteles.

A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes.

Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação

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