TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Projeto de pesquisa: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP DE PORTO ALEGRE

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM GESTÃO COMERCIAL

Fernando Heglert - RA: 6582321985

Gustavo Araújo - RA: 6580316054

Lisiane Madruga - RA: 6572304020

Matheus Carboni - RA: 6788418030

Rodrigo Perin - RA: 6951479508

Tati Helen Gerstner Luiz - RA: 6786391744

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Tutor à distância: Alex Zompero Bezerra

Porto Alegre, 16 de Junho de 2013.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------- 03

2 ETAPAI 1: ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ---------------------- 05

3 ETAPA 2 : ÉTICA PROFISSIONAL RELACIONADA AO FILME ---------------- 06

4 ETAPA 3: ANÁLISE DO FILME AMOR SEM ESCALAS -------------------------- 07

4.1 SITUAÇÕES RELACIONADAS A ÉTICA ENCONTRADAS NO FILME ----- 09

5 CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------- 11

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ----------------------------------------------------- 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar o filme “Amor sem escalas”, pretendemos aqui falar um pouco sobre as mudanças que o mundo do trabalho vem sofrendo. O filme retrata os dias de hoje,um período onde o advento da tecnologia perpassa várias esferas da vida de uma pessoa e vem sendo usada dada vez mais no mundo do trabalho com objetivos variados.

Em amor sem escalas os personagens principais interpretados por George Clooney(Ryan Bingham) e Anna Kendrick(Natali Keener) viajam de avião por diversas cidades em pouco tempo. Pode-se dizer a partir dessa locomoção que as tecnologias aéreas eram utilizadas para encurtar as distâncias entre diversos lugares e consequentemente ganharem tempo. A função destes personagens na empresa que trabalham é dirigirem-se aos funcionários e demiti-los com a justificativa de que eles não correspondem mais ao perfil da empresa, mas ao mesmo tempo em que causam um profundo sofrimento nos funcionários, incentivam-os a reagir oferecendo benefícios e mostrando novos horizontes. Com o avanço da tecnologia, a locomoção entre cidades começou a ser repensada no seguinte sentido: ”Para que viajar para exercer uma função que pode ser feita em apenas um lugar, via internet”. A partir daí as demissões começaram a ser feita com a pessoa a ser demitida, em tempo real, via internet. Fato que acabou aumentando ainda mais o distanciamento entre os trabalhadores com diferentes relações de trabalho. Estas mudanças no mundo do trabalho interferem nas relações

pessoais e nas relações de trabalho dos personagens do filme e pode ser observado que não há uma organização por parte dos gestores que colocasse um limite nessa desenfreada demissão. Assim podemos denominar tal demissão, pois sua ocorrência era freqüente, os funcionários eram tratados como objetos descartáveis que são jogados fora sem nenhuma recuperação.

Este filme, expressa claramente a manifestação da questão social na sociedade em que vivemos atualmente, onde aqueles que só detêm sua força de trabalho e vendendo-a é a forma que encontram de se autodesenvolver. Estão passando por momentos de precárias relações de trabalho, num cenário constante de ameaças no que se referem ao desemprego, as mudanças nas formas de contratação de sua força de trabalho, na redução de suas proteções sociais. Nosso personagem Ryan Bingham é um exemplo:

• Ryan Bingham: Solteiro, independente, prático, frio;

• Seu trabalho: Demitir pessoas;

• Seu Material: Uma maleta compacta e fácil de ser transportada;

• Seu veículo de trabalho: Avião;

• Objetivo: Alcançar 10 milhões de milhagens aéreas.

O roteiro de Amor em Escalas parece simples quando analisado superficialmente, mas quando visto sob uma ótica mais profunda, o que era clichê torna-se inovação, o que era previsibilidade torna-se surpresa e o que era simples torna-se complexo.

A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

O Gestor deve ter o conhecimento dos benefícios de uma conduta ética para o seu sucesso profissional, tendo em vista que a ética da empresa está diretamente ligada à postura de seus administradores, principalmente quando ocorrem situações de conflitos e interesses, nesses momentos se exige do profissional uma postura fundamentada na ética e na moral.

Temos que compreender a ética como uma alternativa para as relações humanas, fundamentadas na responsabilidade moral do administrador que deve estar consciente de seu papel, pois suas atitudes podem influenciar na vida de outras pessoas e até mesmo provocando impactos na sociedade como um todo.

O fato das pessoas serem diferentes e responderem de formas diversas aos problemas morais que parecem simples ou semelhantes, muitas vezes mostrando uma conduta imoral, mostram que não estão se baseando nos princípios básicos da ética.

Ter atitude moral em administração é uma forma de produzir o desejo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com