TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Monografias: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO (Ética e Administração)......................................................................3

2- A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”......................................................4

2.1 – Sinopse do Filme......................................................................................................5

2.2 – Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.......6

3. CONCLUSÃO..............................................................................................................8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos tratar do termo, ética, um assunto comum, mas não muito discutido, porém sempre observado.

Iremos compreender o estudo sobre a ética e administração e analisar as questões apresentadas no filme “Amor sem Escalas” observando como a ética é fundamental à vida humana, portanto também na profissional e que está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões e como a presença ou a ausência da ética influência no nosso dia-a-dia.

No filme, analisaremos os conceitos do código de ética profissional do administrador que fornecem os suportes aos processos de tomada de decisão, e uma reflexão sobre as práticas adotadas, em especial quando se confronta uma série de conceitos divergentes.

Assim também, faremos uma breve conscientização para que se considere uma avaliação dos nossos valores e comportamentos.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

A Ética pode ser definida como a “ciência do ethos” e está relacionada ao comportamento humano. Segundo o dicionário, a palavra Ética vem do grego ethos, que significa o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal; é o conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.

Para Aristóteles, a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, a fim de possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas.

Diferente da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

A ética profissional é um conjunto de atividades e valores positivos aplicados em uma organização. São normas de conduta que deveriam ser colocadas em prática no exercício da profissão. A ética profissional serve para regulamentar o relacionamento do profissional com seus clientes, caracterizando para melhoria da dignidade das pessoas e a construção do bem-estar. No ambiente de trabalho é fundamental para o bom funcionamento e relacionamento das atividades da empresa com seus funcionários.

Quando a ética é aplicada na empresa, desenvolve-se um maior nível de produtividade favorecendo a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável. Faz com que a organização funcione como uma comunidade humana, aumentando o índice de confiança e fidelidade, propiciando a estabilidade no emprego.

Considerando que as empresas são feitas de pessoas, pode-se dizer que a ética é uma condição para o convívio entre os indivíduos. O código de ética profissional do administrador, então aparece com a finalidade de propor princípios éticos para a conduta do administrador, dentro das companhias onde trabalham estabelecendo-lhes direitos, proibições e deveres. Vale lembrar que os deveres do administrador são muitos, enquanto que os direitos somam menos da metade dos deveres. Infere-se apenas desse detalhe que o indivíduo responsável por tal cargo precisa tomar muito cuidado com seus atos, pois muitas coisas lhe são vedadas pela preservação de sua classe (administrador) e de seus clientes.

Em amor sem escalas, a cena em que Ryan Bingham personagem de (George Clooney) negocia com seu chefe que seu método tradicional de demitir as pessoas é mais eficaz, educado e humano do que o método de vídeo conferência sugerido por Natalie a nova funcionária, que visa economia, redução de custos, maximização dos lucros e o crescimento da organização, mas não existe “ética de coração”.

Assim Ryan, de fato prova que apesar da grande economia que a empresa teria com a adesão dessa nova ferramenta, revela que a mudança não se mostrou eficiente, já que a empresa não avaliou todos os aspectos envolvidos no serviço delicado que a vendia, que envolve uma questão emocional e de grande impacto na vida das pessoas e que poderia gerar as mais diversas reações nos funcionários demitidos. E que a empresa optou por uma mudança organizacional pensando exclusivamente no lucro, assim, foi mal planejada e conseqüentemente apresentou falhas, sendo que precisaram voltar ao modelo antigo.

Ryan acredita, que em qualquer processo de decisão é preciso estar esclarecido de quais sejam os valores éticos que sustentam as conclusões e que a transparência é uma característica importante. Provando que a vídeo conferência não é um método sensato para dispensar um funcionário que serviu e cooperou com honestidade para empresa. Ele é a favor de ao menos demonstrar humanidade e agradecimento pelos anos de serviços prestados.

2.1 SINOPSE DO FILME

“AMOR SEM ESCALAS (UP IN THE AIR, 2009) JASON REITMAN

O tema do filme gera em torno de uma Outplacemente empresa contratada para agilizar (e tentar humanizar) os sistemas de grandes demissões de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante comunicava a demissão de seu funcionário “olho no olho”, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando de certa forma do momento constrangedor do fim de uma parceria.

O filme retrata a vida de um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país, o que faz com muita intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com