TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Ensaios: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

TUTOR: JOÃO LUIZ VON HOLLEBEN

Santa Bárbara d’Oeste

2014

A falta de ética gera prejuízos às empresas

O documentário “Enron – Os mais Espertos da sala” que foi baseado no Best-Seller de mesmo nome, que se aborda de um dos maiores escândalos econômico ocorridos nos Estados Unidos da América (EUA) e no mundo.

O filme demonstra um dos maiores desastres corporativo da história, no qual os Executivos de uma empresa que já foi considerada uma das mais sólidas e promissoras empresas dos EUA esgueiram-se com milhares de dólares, deixando os investidores e os funcionários “a ver navios”, ou seja, sem nada.

Perante do quadro apresentado pela Enron, um dos principais questionamentos foi acerca do papel desempenhado pela auditoria independente (Arthur Andersen) que tinha o dever de fornecer informações de todas as operações e tinha a obrigação de transparência com o mercado, no entanto, a prática de fraudes e manobras contábeis culminou-se em exorbitantes prejuízos. O caso da Enron faz com que venhamos a refletir sobre os aspectos éticos que envolvem a profissão Contábil. Não se podem afirmar quais foram de fato todos os reais motivos da queda da Enron, no entanto, a prática de fraudes e manobras contábeis contribui substancialmente e diretamente em sua queda.

Contudo, verifica-se que cada vez mais a ciência contábil organiza-se como uma ferramenta de planejamento e controle fundamental para o funcionamento e ou crescimento ordenado das empresas.

Deste modo, constata-se que existe cada vez mais a importância de uma contabilidade bem executada, ou seja, realizada de forma transparente e atendendo as Normas Contábeis vigentes, possibilitando assim informações claras a seus usuários, quer sejam: acionistas, sócios, fornecedores, empregados, entre outros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

-Disponível em: < Enron - Os mais espertos da sala (2005)>. Acesso em: 19 de março de 2014.

-Disponível em: <http://www.eticaempresarial.com.br/site/pg.asp?pagina=detalhe_artigo&codigo=397&tit_pagina=ARTIGOS&nomeart=s&nomecat=n>. Acesso em: 19 de março de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com