TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Monografias: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

12 homens e uma sentença

O filme nos mostra de uma forma perfeita o conceito dos valores morais, do diálogo e da necessidade de deliberação final diante de doze jurados, orientados que o réu deve ser considerado inocente, até que se prove o contrário, diante de um caso do jovem acusado de ter matado o próprio pai.

Onze dos jurados consideraram o réu culpado, quando o único jurado, sr Davis, estava disposto a provar ao restante do grupo que o garoto era inocente, tentava convencer os demais a pelo menos reanalisarem os fatos apresentados, com isso podemos afirmar que o conceito de ética está presente no filme e influenciou o resultado final, sendo que uns jurados foram antiéticos ao colocar seus interesses pessoais acima de tudo, não se importando com o resultado que poderia matar um ser humano, eles queriam apenas ir pra casa, ou assistir um jogo que começaria em algumas horas.

Alguns fatores foram cruciais para a reviravolta que aconteceu, um deles, é o sentimento que de alguma forma a decisão tomada naquela sala, afetaria a vida, pelo menos de alguns deles, pra sempre, outra situação ocorrida, é que existem testemunhas e provas, que supostamente comprovam a culpa acusado, porem as provas não são o bastante para condenar definitivamente o Réu, deixando margem ás dúvidas.

Com isso a argumentação por parte dos jurados, começando pelo jurado 8 (Daves), se torna de grande importância para que cheguem a uma conclusão da forma mais racional possível. O Sr. Daves, mostra-se preocupado não só em condenar ou absolver o réu, mas sim em julgar com coerência e racionalidade os fatos ocorridos para não cometer nenhuma injustiça.

Desta forma inseriu no grupo, uma argumentação de forma crítica, buscando entender os fatos, e não apenas aceita-los. Porem outro jurado tem como base no seu discurso uma argumentação apelativa e sentimental, pois sua

relação com seu filho não e boa, julgando o réu de forma irracional. Mostrando-se irredutível em sua mudança de voto para inocente. Todos os jurados interessados no caso demonstram várias referências às provas e testemunhas, buscando averiguar se as provas e testemunhas são verdadeiras, Interpretando o crime e criando uma nova simulação dos fatos.

Parte dos jurados toma por base um senso comum, ‘’ se a mulher viu o garoto cometer o crime, então ele é culpado, se nasceu em berço pobre e viveu em meio a bandidos, então ele também é um bandido, etc’’ demonstrando ainda um certo desinteresse no caso dizendo: ‘’ melhor estar aqui como jurado do que trabalhando, Ele é culpado, vamos terminar logo com isso pois tenho um jogo para assistir, etc’’. O filme então se mostra bastante interessante, pois e possível notar na argumentação deles, muitas variações de discurso de forma crítica e comum. Adotado pelos jurados uma boa encenação e fala durante todo o filme. E com o discurso crítico feito por alguns jurados, consegue mudar o voto daqueles o culpavam por desinteresse ou de forma sentimental, pondo suas experiências pessoais de vida no voto. Desta forma o desfecho do filme se dá de forma brilhante, onde, quase todos os jurados mudaram seus votos.

Porem um dos jurados se mostra irredutível a mudança de seu voto, mas e convencido a muda-lo quando se dá conta que esta culpando o réu, de forma sentimental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com