TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1 - (Passo 4)

1. Introdução (Ética e Administração).

Ética, do latim ethica. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto (Novo Dicionário Aurélio, Ed. Nova Fronteira, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira).

A ética pode ser administrada pelas organizações utilizando o seguinte modelo ético de gestão:Cultura, Liderançae Estratégia.

A Ética desde o seu surgimento está em constante desenvolvimento e sofre alteração de acordo com cada cultura, ideologias e momentos históricos, sendo utilizada tanto como referênciasocial ,profissional ou empresarial. A ética é flexível e pode variar de acordo com a vivência individual, porém é uma filosofia que ao ser adicionado aos hábitos pessoais podem trazer diversos benefícios e harmonia para uma sociedade ou uma empresa.

As empresas estão cada vez mais aplicando em seu dia a dia a conduta ética, Sendo assim a liderança é parte fundamental para que os colaboradores tenham atitudes éticas ou ante éticas. Se nos basearmos em uma liderança que não consegue dar bons exemplos éticos e são lideres que são obedecidos ao invés de seguidos pelos colaboradores. Os colaboradores agirão de maneira não ética entre si até mesmo perante cliente podendo causar um clima predatório dentro da organização, e estarão formando novos lideres que se baseiam na falta de ética e na politica do “Ganha Perde”.

É praticamente impossível controlar a conduta ética de cada colaborador, porem é de suma importância agir estrategicamente com uma liderança ética e transparente assim esclarecendo para os colaboradores sobre os limites que ultrapassam a linha da conduta considerada adequada ,assim se tornando uma conduta administrativa justa separando atitudes certas de atitudes erradas minimizando assim erros ou equívocos que possam ser cometidos.

As Organizações em si tem que ter em observar a facilidade de acesso ainformações, ao agir com uma conduta ante éticao cliente pode muitas vezes se informar sobre o assunto e procurar concorrentes que ofereçam o mesmo tipo de produto e tenham uma conduta ética e profissional. A ética em um ambiente empresarial tanto interna quanto externamente reflete diretamente no fluxo de caixa da empresa, pois os colaboradores tem um local de trabalho mais harmonioso e assimos clientes ficam satisfeitos com o trabalho podendo efetuar nova contratação de serviços prestados ou nova compra de produtos.

2. A ética profissional no filme “Amor sem escalas”.

O personagem, Ryan Binghan, tem o emprego dos tempos atuais. Seu trabalho consiste em viajar pelos EUA demitindo pessoas de seus trabalhos. Geralmente o patrão não tem coragem de fazer isso ele mesmopaga a firma onde Binghan trabalha. Nesses tempos de crise, Ele adora seu trabalho. Claro que despedir pessoas está longe de ser o melhor emprego do mundo, mas ele está longe de estar insatisfeito com sua vida.. Ele não tem casa, na verdade. Ele tem um endereço para correspondência. Assim como não tem escritório, tem um endereço onde seu chefe tem um escritório. A vida de Binghan, pessoal e profissional, entre um voo e outro. Além disso, ele aproveita a chance de poder viajar bastante para acumular milhas.

Seu estilo de vida é ameaçado com a chegada de Natalie Keener na empresa. Ela tem um planejamento de cortar as viagens dos agentes. Ao invés de viajarem, eles fariam a demissão através de um webcam, cortando os custos de viagem e hospedagem. Claro que Binghan se opõe. Não apenas pela iminência de mudar sua vida, mas também pelo tratamento que as pessoas vão receber. Ele tem uma "arte" no que faz e acha que essa não e a melhor forma para a demissão de um funcionário ser demitido por uma câmera. Mas não apenas o serviço será implementado como ele terá que levar a novata para aprender mais sobre o trabalho.

Clooney está perfeito em seu papel. Ele é aquele cara que você encontra, conhece, gosta e depois nunca mais o vê na vida. Talvez não vá nem se lembrar de seu nome. Não apenas pela iminência de mudar sua vida, mas também pelo tratamento que as pessoas vão receber. Mesmo sua amantetambém tem seu estilo de viajar sempre. Eles se encontram quando suas agendas de viagem batem. Oposto a eles está Natalie, uma recém-formada cheia de vida que acha que pode conquistar o mundo.

2.1 Sinopse do Filme.

Ryan Bingham é um consultor que tem a tarefa de demitir funcionários para cortar os gastos das empresas. Onde um de seus principais objetivos e conseguir uma grande quantidade de milhas. Natalie Keener é uma menina contratada pela empresa onde Ryan Bingham trabalha ela chega com a ideia de trabalharem através de webcam, para que pudessem economizar em custos com as viagens. E a missão de Ryan é mostrar a Natalie que a comunicação pessoal é melhor do que através do vídeo, pois assim podemos dar o tratamento adequado ao funcionário.

2.2 Análise das cinco situações envolvida a ética Profissional em Administração.

Mesmo tendo o trabalho de demitir funcionários no lugar de seus próprios chefes, ele não absorve nenhuma carga emocional, as ofensas e ameaças parecem não ser direcionadas a ele, além disso, sabe agir de acordo com cada individuo, tento um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito.

Natalie tem a ideia da utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim, diminuir os custos de viagens da empresa. A ideia é muito bem aceita pela diretoria, pois nela vem o crescimento dos lucros, já o personagem principal é extremamente contra, pois o mesmo prefere demitir pessoalmente pois era a maneira mais adequada de se executar a tarefa que conhecia tão bem.

Para Ryan pode até ser fácil fazer a demissão, mas para o funcionárionão seria a mesma reação percebemos isso quando no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação

Com a chegada de Natalie na empresa ameaçando o estilo de vida de Ryan, não apenas o serviço será implementado como ele terá que levar a novata para aprender mais sobre o trabalho, mesmo assim ele não perde seu posto e mostra a ela ele enxerga seu profissionalismo.

Consultor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com