TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Ensaios: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

DÉBORA PRISCILA DA CRUZ – R.A. 6793242330

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS-

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

UNIDADE CAMPO LIMPO

PROFª ARLEY REGINA LOBO

SÃO PAULO, 14.06.2013

ÉTICA NA EMPRESA E NO DIA-A-DIA

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental ,na Grécia antiga.

A palavra ética vem do grego ETHIKÓS e significa modo de ser .Trata o comportamento humano pelo valor mora ,a natureza o em estar e do justo.Também é chamada de filosofia moral,por tratar valores da sociedade ,quer dizer, do comportamento humano pelo seu valor moral.

O comportamento ético é o ato de agir ,de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade ,na busca da felicidade ,da liberdade e da justiça.

A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional ,principalmente no Brasil ,que traz nas pessoas valores alterados do que é a moral e virtuoso , e a descrença no que se diz responsabilidade social.A ética auxilia no desenvolvimento do bem estar e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa.

A ética empresarial se diz com o valores da empresa que proporciona sua reputação. ,e seus bons resultados.A ética empresarial é o comportamento da empresa ,quando ela age dentro dos princípios morais e seguindo as regras ela se torna lucrativa.

É necessário que todo mundo se conscientize sobre os valores éticos e de como é possível crescer com tal atitude ,usando a ética em todas as práticas do dia-a-dia .Se educarmos a todos teremos um futuro feliz , promissor e harmonioso.Obtendo no respeito valores culturais, morais ,cívicos e humanos ,onde não tenha oportunismo.Se cada pessoa mudar sua conduta,optando pela conscientização ética para suas decisões e atitudes podemos transformar o mundo em virtualidade.

Na pesquisa feita sobre honestidade, ficou comprovado que a maioria das pessoas são desonestas em situações diárias.Veja exemplos:

-Você vai ao supermercado e percebe que recebeu troco a mais.Você vai embora ou volta e devolve o dinheiro?

R:93%das pessoas disseram que não devolveriam.

-A utilização de um software pirata ;apenas 6% das pessoas admitiram que usariam , e 94 % não admitem.

-material de escritório por exemplo ,uma média de 60% afirmaram que levariam material para usar em casa.

Com base nessa e em outras pesquisas, ficou claro que em qualquer situação ,sempre alguém vai querer levar vantagem em cima seja lá do que for , e se perguntarmos o porque?dirão que eles tem suas razões.

Ética empresarial é o maior valor que uma empresa possui ,empresa sem ética não é confiável ,dura pouco.portanto administrar com ética ,é preservar a credibilidade da empresa junto com seus funcionários ,cliente ,concorrentes , instituições...

AMOR SEM ESCALAS

Conta a história de um executivo que não saí do avião ,ganha um ótimo salário e acumula milhares de milhas,ele faz um trabalho sujo e antipático. È um contrato por empresas que estão demitindo seus funcionários em massa para dar essa notícias aos ex-funcionários. E ainda tenta convencê-los de que perder o emprego tem uma lado positivo.

CONCLUSÃO:

Damos muita importância ao trabalho ,e deixamos de lado muitas coisas que poderiam ser feitas e vividas. Trabalhamos muito para obtermos uma vida profissional estável e bem sucedida, mas temos que aprender a fazer isso de uma forma equilibrada e moderada , porque tudo em exagero causa danos.Temos que aceitar o diferente mesmo sabendo que vai nos afetar de alguma maneira.Somos pessoas temos sentimento que estão acima de qualquer condição financeira.

Durante o filme aparece muito a frase : ”sua fidelidade é valorizada por nós”, em painéis, letreiros , cartazes,e faz a gente refletir sobre o tema. Numa cena do filme , o ator compara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com