TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO/HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO

Resenha: ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO/HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  796 Visualizações

IDEC – CURSO DE PEDAGOGIA

ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO/HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO

PÓLO PIRAPORA DO BOM JESUS

ELAINE RODRIGUES DA SILVEIRA

Considerando as constantes modificações socioeconômicas e tecnológicas de nossa época, faz-se necessário à implementação permanente do presente projeto junto à comunidade escolar, para que este se constitua ato intencional e diversificado de ações que contribuam para formação do cidadão.

Outro aspecto relevante é o fato de que o Projeto Político Pedagógico deve refletir a realidade e as ações da escola, tanto no sentido amplo como no restrito, ações essas que devem ser pensadas e repensadas dia-a-dia, buscando o compromisso ético e político dos envolvidos no processo educativo.

Certamente, não existem receitas prontas, ou caminhos prontos a trilhar, o caminho se faz ao andar, e o andar é coletivo, participativo e democrático. A consciência de mudança deve brotar dos anseios de se almejar um futuro melhor, mais fraterno e solidário, ultrapassando os limites muitas vezes impostos pela realidade histórico-social vigente. Este Projeto Político Pedagógico tem como anseio enfrentar com determinação as desigualdades sociais que acarretam a exclusão.

Quando a comunidade escolar se envolve nas discussões e decisões da escola, compreendendo com transparência o funcionamento da mesma, ela terá condições de buscar caminhos para melhorar a qualidade de ensino.

Essa participação deve ser coletiva e democrática assegurando os interesses da maioria, respeitando também as minorias e é condição essencial para a democratização das relações de poder no âmbito escolar.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com