TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Émile Durkheim

Trabalho Universitário: Émile Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Cada sociólogo explica a sociedade por meio de uma metodologia. No caso de Émile Durkeim, a sociedade é explicada por meio de Fatos Sociais. Fato social é tudo aquilo exterior e que se impõem ao indivíduo; fatos que acontecem na sociedade e que façam entre si uma síntese, como a política, a cultura e a economia.

O objetivo de todos os teóricos da sociologia é proporcionar uma harmonia social através de suas metodologias e cada um idealiza essa “harmonia” através de uma vertente diferente. No caso de Durkeim, a ideia de revoluções de outros sociólogos segue em direção totalmente contrária a obtenção dessa harmonia tão desejada e necessária. A ordem sim é totalmente a favor dela por impor um conjunto de normas de condutas sociais.

Émile Durkeim explicou o fato social através de três vertentes:

Coerctividade: Onde os indivíduos só agem eticamente ou moralmente a partir de certa coerção. Ela deve existir para que os indivíduos tenham temor à política, levando-os a atitudes mais éticas.

Generalidade: Para que o fato social aconteça, todos os indivíduos devem estar presentes dentro deste fato.

Esterioridade: Explica que o fato social é exterior ao indivíduo, ou seja, independe da vontade dele e que antes de nascer ele já existia.

Durkheim fala muito do CONSENSO ou da ORDEM, onde diz que todos os segmentos sociais possuem uma função. Visando o bem comum e a harmonia social, esses segmentos devem chegar a um determinado acordo ou consenso. Pois, para alcançarmos progresso é necessário que, política, religião, estado, escola, economia e em todos os segmentos sociais se priorize a ordem.

• Positivismo:

Durkheim foi o principal percussor dessa corrente filosófica originada por Augusto Conte, que também é um dos principais teóricos dentro da sociologia. Onde diz o conhecimento verdadeiro só vem se tiver fundamentado em um conhecimento cientifico, pois, só assim poderá trazer alguma contribuição para o desenvolvimento da sociedade. Hierarquizando assim outros campos do conhecimento, colocando a matemática e as ciências da natureza na base, pois, só somam cálculos e não proporciona benefícios intelectuais segundo o positivismo. As ciências que realmente podem trazer contribuições segundo eles são aquelas que acrescentam graus importantes de reflexões aos indivíduos, gerando assim um ser pensante e não um ser alienado. O positivismo para Durkheim está diretamente ligado aos avanços científicos e para atingir progresso nestes avanços é necessária uma ordem social.

Diz também que o progresso da humanidade não está relacionado com o nível de alegria ou de bem estar, ele está relacionado com o nível de avanços científicos, que por sua vez estão diretamente ligados aos avanços econômicos e políticos. A somatória de tudo isso simbolizaria esse progresso da sociedade.

• Teoria Funcionalista ou Organicista:

É a principal contribuição que Durkeim traz em termo de metodologia para o funcionamento da sociedade. Onde diz que apesar de cada órgão ter a sua função, um depende do outro e por isso, desempenhar essas funções com a máxima capacidade possível refletirá em um bom funcionamento de tudo.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com