TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Émile Durkheim E Sua Influencia Na Educação

Ensaios: Émile Durkheim E Sua Influencia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da sociologia moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. Foi o grande pensador que elaborou a teoria da coesão social, e formou junto com Karl Marx e Max Weber, um dos pilares dos estudos sociológicos. Émile Durkheim (1858-1917) nasceu na região de Lorraine, na França, no dia 15 de abril de 1858. Descendente de família judia estudou filosofia na Escola Normal Superior de Paris. O fato de Durkheim não ter adotado os princípios da cultura judaica pode o ter influenciado no teor de seus estudos e nas suas preocupações religiosas, escolhendo analisá-las sob o ponto de vista social. Estudou as teorias de Auguste Comte e Herbert Spencer, o que fez com que atribuísse uma matriz científica às suas teorias. Durkheim escreveu obras que foram determinantes nos nortes dos estudos sociológicos. Entre essas obras que Durkheim redigiu as suas duas principais obras foram: “A divisão do Trabalho Social” e “As Regras do Método Sociológico”. A partir dessas obras constituiu com elas outras ideias, o desenvolvimento de um conceito acerca da consciência coletiva, nos quais a abordagem leva em consideração o conjunto de crenças e sentimentos comuns que refletem as inúmeras relações entre os membros de uma determinada sociedade. Para Durkheim o fundamental para uma sociedade alcançar uma evolução e/ou desenvolvimento é necessário que a nação ou país focalize seus investimentos na educação, como base do processo, sendo que de acordo com o nível de educação elevado certamente iria produzir um melhor desenvolvimento, ainda na área da educação Durkheim destacava que em cada aluno há dois seres inseparáveis e distintos. Um deles seria o que chamou de individual e a caracterização do segundo ser foi o que lhe deu projeção. Durkheim ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o “outro lado dos alunos”, algo formado por ideias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte. Para Durkheim, quanto mais eficiente for o processo educativo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola está. Além de caracterizar a educação como um bem social, a relacionou pela primeira vez às normas sociais e à cultura local. Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individualista. Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público, não somente o desenvolvimento individual. Durkheim é também considerado um dos mentores dos ideais republicanos de uma educação pública, monopolizada pelo Estado e laica, liberta da influência do clero romano.

Durkheim percebe a educação como um importante instrumento para a edificação gradativa de uma moral coletiva, essencial para o prosseguimento da sociedade capitalista. Diante de tal pressuposto, asseguro que, a educação faz parte da superestrutura do modo de produção dominante, causando alienação e mão de obra para o capitalismo, pois nesses pareceres, produzimos na escola, homens e mulheres para servirem aos grandes capitalistas, logo, todas ás reformas de ensino que realizaram no Brasil("nosso país"), nas últimas três décadas, tiveram como finalidade fundamental a preparação de mão- de- obra adequada ao bom desempenho das indústrias no incremento econômico(capitalista) de nosso país. Nessa visão de educação que foi implantada no nosso país nos últimos anos, produzimos uma educação bancária, ou seja, condicionante, pragmática e arcaica. Com isso chego a conclusão que, todo agrupamento humano, toda sociedade precisa assegurar sua sobrevivência e sua permanência, sua produção. A sobrevivência é afiançada pela produção, e a reprodução é assegurada por diversos aparelhos (escola ou educação), ou mecanismos, que a sociedade. Sobre o individualismo que Durkheim cita em seus textos, é essencial uma moderação e ponderação, pois percebo que, individualismo diverge de individualidade.

O capitalismo acentua o individualismo para motivar o consumismo, porém, individualidade são características que caracterizam os indivíduos, transformando em multiculturalismo ás "diferenças". Concordo, quando Durkheim afirma que, é preciso comparar os sistemas educativos que existem, ou tenham existido, todavia no processo dialético, afirmo.

Não acredito que o autoritarismo na educação seja a solução, como afirma Durkheim, pois creio que é o contrário, pois a mesma, precisa ser libertária, emancipatória e, sobretudo antidogmática. Analisando a escola brasileira chego a conclusão que ela deveria acolher todas as crianças e jovens de uma geração com a responsabilidade de formar os cidadãos que constituem o futuro de uma nação, a escola, indubitavelmente, acolhe a esperança de um mundo melhor e torna-se uma instituição importante e indispensável na luta por uma sociedade mais equânime,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com