TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Da Historia Moderna E Antiga

Monografias: Ética Da Historia Moderna E Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

A Ética

É a doutrina ou ciência da conduta moral dos homens em sociedade. É a ciência de uma forma característica de comportamento humano. Esta significação sublinha, em primeiro lugar, o caráter científico do assunto abordado; significando à precisão de uma abordagem científica dos problemas morais. Sendo que com esta abordagem, a ética se ocupa de um objeto próprio: o campo da realidade humana o qual referimo-nos a chamamos moral, que constitui-se pelo fato peculiar dos atos humanos.

A Ética Antiga

Na época da antiguidade, como até os nossa atualidade, o homem necessita de viver em sociedade com outros homens, os preceitos de comportamento moral têm sido imprescindível para o bem estar do grupo. Estas normas em geral provinham religiões existentes, que cheias de dogmas e preconceitos que atribuem uma dose de irracionalidade a importância moral.

A reflexão ética do mundo ocidental se iniciou na Grécia antiga, no século 5 a.C., quando as interpretações mitológicas do mundo e da realidade foram sendo desacreditadas e substituídas por teorias que privilegiavam as explicações naturais. A Ética antiga foi desenvolvida, sobretudo, por Platão e Aristóteles.

Na Ética de Platão, "transparece o desprezo, característico da Antiguidade, pelo trabalho físico e, por isso, os artesãos ocupam o degrau social inferior e se exaltam as classes dedicadas às atividades superiores. Encontramos na Ética de Platão a estreita unidade da moral e da política, dado que, para ele, o Ser humano se forma espiritualmente somente no Estado e mediante a subordinação do indivíduo à Comunidade.

A Ética de Aristóteles - como a de Platão - está intimamente ligada à sua concepção metafísica do mundo e do Ser humano. Aristóteles "se opõe ao dualismo ontológico de Platão. Para ele, a idéia não existe separada dos indivíduos concretos, que são o único existente real; a idéia existe somente nos seres individuais.

A Ética moderna

A Ética moderna é a Ética fundada numa compreensão "moderna" - que é uma compreensão antropocêntrica e racional - do Ser humano e de seu comportamento.

A expressão mais perfeita da Ética moderna é a Ética de Kant. Na "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" Kant afirma que a filosofia moral deve ser pura, isto é, despida de tudo o que é empírico. Nesta perspectiva "a moral é concebida como independente de todos os impulsos e tendências naturais ou sensíveis; a ação moralmente boa seria a que obedecesse unicamente à lei moral em si mesma.

A Ética de Kant é uma Ética formal e autônoma. "Por ser puramente formal, tem de postular um dever para todos os Seres humanos, independentemente da sua situação social e seja qual for o seu conteúdo concreto. Kant chama a lei moral de "imperativo categórico" que - contrariamente aos "imperativos hipotéticos" - é incondicionado e absoluto.

A Ética moderna, desvirtuando o conteúdo profundamente humanista da Ética kantiana, tornou-se em seus desdobramentos posteriores e em suas diferentes expressões - uma Ética baseada cada vez mais numa compreensão racionalista, objetivista, descritiva, valorativa, instrumental, calculista e utilitarista do Ser humano e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com