TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Direitos Humanos E Cidadania

Dissertações: Ética, Direitos Humanos E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

Parte1

a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Parte 2

c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.

Parte 3

d) Para complementar seu trabalho, leia, analise e resuma as pesquisas disponibilizadas por você e por seus colegas na ferramenta exposição, trazendo para seu texto contribuições acerca das diversas formas de violação dos direitos humanos vivenciadas na atualidade.

DICA: Para aprimorar ainda mais sua argumentação, pesquise o tema em outras fontes (livros, revistas, Internet) além do livro didático, não se esquecendo de inserir as referências.

Após seu texto estar concluído, envie-o neste arquivo do Word, para o ambiente virtual.

Acompanhe a correção e feedback do professor na ferramenta Desempenho.

NOME: EUCLIDES LEANDRO SENNA NASCIMENTO

A IMPORTANCIA DO COMPORTAMENTO ÉTICO NO PROCÉSSO DE CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.

O homem é um animal politizado, vivemos em sociedade e para o bom convívio desta sociedade é preciso seguir alguns padrões éticos e morais criando leis e políticas públicas que respeitem os direitos humanos.

Ética vem do termo grego ETTOS, e está ligada diretamente ao caráter, se resuma em ações de uma pessoa ou sociedade e este grupo de ações politicamente corretas definem os conceitos morais da sociedade.

Em uma sociedade provida de educação o conceito ético e trabalhado desde cedo, na escola as crianças aprendem o que é certo ou errado e começam a construir seus padrões éticos .

Dando continuidade na vida social desta criança veremos que ela amadurecerá adquirindo seus próprios valores, vontades e consciência de liberdade e punição tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

Neste meio societário iremos observar também varias tentações que levarão esta pessoa a quebrar seus padrões éticos e morais como costumes diferentes, liberdade em demasia, apropriação indébita, entre outros. Neste caso, este individuo contará com seu caráter já construído para tomar as decisões corretas e justas de acordo com seu padrão ético e moral.

Como podemos observar existem padrões éticos diretamente relacionados com os direitos humanos que quando colocados na constituição passam a se chamar de Direitos Fundamentais.

Estes padrões éticos serviram de horizonte para que se criassem os Direitos Humanos que se classificam em Direito natural (derivado da natureza de algo, sua essência, tendo como fonte a natureza, vontade de Deus ou racionalidade dos seres humanos) e Direito Positivo (conjunto de normas criadas pelo estado ou sociedade através de leis ou seus costumes impostos pelo estado em determinada época) e também se subdivide em Direito nacional e Direito Internacional.

Atualmente temos encontrado varias dificuldades de implantar os direitos humanos na sociedade, após a segunda Guerra Mundial o foi criada a ONU (Organização Das Nações Unidas) numa tentativa de recuperar a ética e cidadania que se perdeu devido as atrocidades da guerra principalmente na Alemanha onde haviam campos de concentração que violavam todos os direitos humanos, mostrando o lado animal irracional do homem, matando e mutilando sua própria espécie.

Também numa tentativa de construir novos alicerces ideológicos, foi criada e adotada pela ONU em 10 de dezembro de 1948 A Declaração Universal dos Direitos Humanos que evidencia os direitos básicos do ser humano. Esboçada principalmente por John Peters Humphrey do Canadá e também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo é proclamada em Assembléia Geral como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade tenham sempre em mente esta Declaração, colocando-a em prática através do ensino e da educação, promovendo o respeito a esses direitos e liberdades, adotando medidas progressivas de caráter nacional e internacional.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_Humanos

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »