TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Contabilidade

Trabalho Universitário: Ética E Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  1.771 Visualizações

Página 1 de 5

1) Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo)

Atualmente não podemos nos furtar da participação na vida pública e nos problemas que acontecem a nossa volta. E é através do convívio com os seus semelhantes que o homem se aperfeiçoa e contribui para o aperfeiçoamento do outro. Por isso é cada vez mais importante que o cidadão participe dos acontecimentos e da busca de soluções para os problemas sócio-políticos.

Em um grupo é possível que usufruamos das habilidades dos outros, mas também ficamos a mercê de uma série de defeitos humanos - inveja, hipocrisia, etc. O maior problema acontece quando o indivíduo se vê coagido a agir ou pensar de acordo com o que o grupo considera correto em detrimento as suas próprias aspirações, sejam religiosas, morais, políticas ou outras. Ou seja, viver em sociedade é necessário, mas sem abrir mão do pensamento individual. Muitas vezes o grupo social que se encontra ao redor não nos satisfaz e hoje em dia temos informações suficientes para saber que não há apenas "certos" e "errados", há diferentes também.

2) Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.

A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral. A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais.

Aula 02

ATIVIDADE

Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.

a) Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?

Resposta: Ao matar seres humanos, estaria sim procedendo mal, mas estaria defendendo meu país e meus princípios. Meu país que é o lugar onde nasci, cresci e vivo com a minha família e amigos, e neste caso se eu não defende-los, os inimigos irão atacá-los e o prejudicado serei não apenas eu, mas todos ao meu redor. Por isso, acho que numa situação como esta o que vale é defender as suas raízes, a sua cultura e o seu povo.

b) Escreva entre 5 a 15 linhas.

“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico ou tem os dois aspectos?” (VALLS, 1994). (Justifique suas respostas, fundamente se for preciso, faça citações ou referências, conforme o caso.)

Subornar um empregado é um problema ético, mas para ter um aspecto econômico precisamos primeiro saber a situação financeira da empresa, será que ela está a beira da falência? Será que isto é apenas um acordo temporário e depois será resolvido com as devidas? É primeiramente um problema ético, porque subornando um empregando, ele estará faltando com algumas obrigações financeiras com os órgãos que recolhem os impostos e encargos, pode estar também prejudicando alguém para que este funcionário subornado faça um falso testemunho ou o prejudique de outra forma. Em todos os casos, não vejo uma só alternativa para que um suborno seja considerado uma atitude certa ou com moral pelo empregador.

c) Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso. Opinião própria.

Cena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com