TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relação Humana No Trabalho

Dissertações: Ética E Relação Humana No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

1.

INTRODUÇÃO.

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental. Eles refletiam sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem passa a ser objeto de pesquisa.

Dando base as obrigações e deveres, a essência do bem e mal, formando a harmonia das condutas. A ética se espalha filosoficamente por épocas diferentes, dando diferentes definições para a mesma, Ela está preocupada em detectar os princípios, reflexão sobre as razões, justiças e sobre a maneira de alcançá-las.

A teoria de a ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto individual como num todo. Quando olhamos para teoria de Aristóteles, ao trazermos ela para nosso momento atual observamos que muito dos brasileiros esqueceram ou optaram por se distanciar de certos valores formados.

Não podemos nos esquecer de que o comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato!

Nas ultimas décadas os brasileiros estão sofrendo grandes alterações, como nas crenças, comportamento, cultura, etc.. Sendo assim podemos dizer que vivemos em profunda crise moral e ética. Mais existem os íntegros que se pode confiar àqueles que não têm o pensamento egoísta, que ficam incomodados com a imagem da sociedade. Se conseguirmos educar os nossos cidadãos será sim possível no futuro, vivenciar respeito aos valores culturais, morais, civil e humano!

O código de ética do administrador serve de estímulo e base para que se ampliem seus pensamentos, torne suas ações mais eficientes perante a sociedade. Um bom administrador deve sempre respeitar e seguir as normas e regras que sua função estabelece usar como sabedoria sua ética profissional, inclusive os códigos e deveres do mesmo.

Precisamos apenas que o brasileiro individualmente se comprometa a ter consciência ética para suas atitudes e decisões, assim podemos transformar o Brasil num país virtuoso. Pessoas mais realizadas pessoalmente e profissionalmente. A ética pode e deve ser algo mais que fundamental para o bem estar de um bom negocio, para que a cada dia as empresas cresçam fortes e saudáveis.

2.

A ÉTICA NO FILME AMOR SEM ESCALAS.

O personagem de George Clooney, RYAN BINGHAN, tem um emprego bastante incomum, ele viaja pelo mundo demitindo pessoas, Ele faz isso pois muitas empresas tem patrão que não tem a coragem para desenvolver está função. Binghan tem um objetivo que é alcançar determinado números de milhas e suas inúmeras viagens o motiva a alcançar sua meta.

Ele também da algumas palestras motivacionais e utiliza uma mochila como referencia para convencer o publico do quanto é difícil tudo que carregamos na vida, então ele demonstra na palestra como diminuir está carga. Despedir pessoas está longe de ser o melhor emprego mais ele não se incomoda nem um pouco com sua profissão, ao contrario ela ama o que faz.

A vida dele está na rotina entre aeroportos e hotéis, isso o faz se sentir em casa, Binghan tem um endereço apenas para receber suas correspondências. A vida dele está entre um voo e outro, como ele mesmo menciona em um trecho do filme.

O personagem de Ryan Bingham, demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo não o afetam em nada, ele não absorve nenhuma carga emocional, as ofensas e ameaças parecem não ser direcionadas a ele, além disso, sabe agir de acordo com cada individuo, tento um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, e muitas vezes, consegue dar nova perspectiva a vida de algumas pessoas que demite.

Acontece que sua vida de repente se encontra ameaçada pela chegada de Natalie. O plano dela é cortar as viagens dos agentes, ao invés de viajarem fariam as demissões através de uma webcam isso reduziria em 85% dos custos atuais da empresa. Rayan se opõe imediatamente alegando que não seria digno o tratamento que as pessoas iriam receber, mais seu chefe não está muito preocupado com isso e obriga ele a levar Natalie com ele em suas viagens para que ela conheça de perto seu trabalho.A aceitação de uma nova ideia demora um pouco na maioria das organizações, o individuo tende a rejeitar mudanças.

Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando aumentar a qualidade de seu produto/serviço e diminuir seus custos operacionais.

Em Amor sem Escalas A ideia é muito bem aceita pela diretoria, pois vem nela a visão de futuros lucros, já o personagem principal é extremamente contra e relutante a novidade, muito por questões pessoais, já que vai de encontro ao estilo de vida que tem como perfeito, e da interferência em seu projeto de vida de juntar 1 milhão de milhas, além disso acredita também que aquele modo não era a maneira mais adequada de se executar a tarefa que conhecia tão bem. Na profissão, ele é frio, distante não se deixar envolver, mais possui um certa mansidão o que o torna mais agradável com os mais próximos.

De fato a mudança seria um excelente caminho que a empresa tomaria, mais a mudança não mostrou ser altamente capaz e nem mesmo eficiente, já que a empresa não avaliou todos os aspectos envolvidos, o impacto emocional que isso causa em seu próprio funcionário. A empresa opta em revolucionar analisando apenas os lucros que isso traria, então acaba falhando, pois não havia estrutura suficiente para concretizá-la. Isso fez a empresa voltar ao modelo organizacional antigo.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com