TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Exames: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução (Ética e Administração)

A ética na sociedade brasileira atual

O comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem, por uma conduta virtuosa no meio em que estamos inseridos. E na filosofia moderna, a conduta virtuosa designa uma disposição moral para o bem individual e comum. A sociedade brasileira, e junto com ela as organizações, vem sofrendo alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Modificações que vem deixando perplexa uma gama cada vez maior de seus cidadãos. Vive-se hoje em nosso país uma imensa e profunda crise moral e ética. O que falar dos sucessivos escândalos na política, que alcançam da mais baixa a mais alta esfera dos cargos públicos? Da utilização de verbas públicas para interesses particulares? O que dizer do cidadão que se diz indignado com a corrupção dos políticos, no entanto, em suas ações particulares age dentro da mesma lógica, por exemplo, furar fila em banco? Dos escândalos que envolvem as grandes empresas, que acabam por abrir falência devido as sucessivas aberturas de “Caixa 2”. Outro exemplo desta inversão: hoje, interpretar a criminalidade como principal causa da exclusão social e da heterogeneidade na concentração de renda é entender apenas parte da dimensão desta realidade, devido a estas não serem causas e sim, consequências. Neste quadro, segue "impregnados" na rotina dos brasileiros, novamente sem generalismo, atos imorais e antiéticos, o que não concede direitos de julgamento e crítica a transgressões corruptas em qualquer ordem social, pois o tal "jeitinho brasileiro" também se configura inserido numa moral oportunista, onde o individualismo ampara o interesse do triunfo conveniente em detrimento do interesse do outro ou da coletividade. Passando o Brasil a carregar consigo a imagem de uma sociedade corruptora e corruptível, descrente das práticas virtuosas de seu povo e das suas instituições.

Contudo, existem os íntegros em que se pode confiar; àqueles que não pensam egoisticamente, que se incomodam com o rompimento dos valores éticos e morais na dinâmica das relações sociais. E, ainda, no íntimo ou explicitamente, ninguém quer ser flagrado em desvios de conduta, transgredindo a postura, ou a valores culturais preestabelecidos. É a partir desta moral da integridade que se emoldura o homem virtuoso, honesto, leal, idôneo, amparado por uma postura ética fundamentada nos princípios aristotélicos para a busca da convivência harmônica do ser com seu meio em prol do bem individual e comum.

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

2.1 Sinopse do filme:

O filme “Amor sem escalas”, EUA, 2009, estrelado por George Clonney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, dirigido por Jason Reitman.

Tem como pano de fundo a crise econômica vivida pela humanidade em 2008, que afetou empresas e organismos econômicos nos EUA, os quais buscaram adequação com a maior brevidade possível, a fim de reencontrar o equilíbrio de suas finanças. Conta a história de um executivo que não sai do avião, ganhando um bom salário e acumulando milhares de milhas fazendo um trabalho sujo e antipático. É contratado por diretores de empresas que estão realizando demissões em massa para dar a triste notícia aos futuros demitidos. E, de quebra, tentar convencê-los de que perder o emprego pode ter um lado positivo.

Seus funcionários-robôs parecem satisfeitíssimos com o estilo de vida imposto pelo trabalho que executam e que provavelmente são altamente remunerados; mudamos o foco e analisamos as empresas que contratam e/ou terceirizam o serviço de demissões e verificamos que o contato é breve, executado em um único contato com o trabalhador que será dispensado, e embora tenha analisado rapidamente o histórico pessoal deste último para obter informações estratégicas que fortaleçam seus argumentos, o mesmo não leva em consideração o vínculo, a história de vida e a contribuição de cada funcionário para o desenvolvimento da empresa. Não são esclarecidos os motivos pelos quais os colaboradores estão sendo dispensados.

Ao longo do filme, a frase “sua fidelidade é valorizada por nós” aparece em painéis, letreiros, cartazes, fazendo-nos refletir sobre o tema. Numa das cenas mais divertidas do filme, Clooney compara seus cartões e pontos de milhagem com uma amiga e disputa com ela quem tem mais créditos. Declara não saber muito bem o que fazer com as milhas. Acostumou-se a viajar, a acumulá-las, mas não tem tempo para usá-las. Não deixa de ser irônico o fato de que ele, que valoriza tanto a fidelidade, exerça a função de demitir funcionários fiéis.

2.2 Análise das questões cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.

 Diretrizes estratégicas da organização: Na intenção de ajustar a atividade exercida pela empresa a níveis de custos mais adequados ao cenário econômico atual, bem como lançar mão de avanços tecnológicos na padronização do processo demissionário, a direção traça novos rumos, redefinindo completamente sua atitude, transformando definitivamente sua mão de obra em seres sem emoção ou consideração pelas pessoas envolvidas.

 Ambiente macro e do ambiente setorial: evitar a adoção de medidas corretivas da postura organizacional por conta do surgimento, projeção ou alteração da participação no mercado por parte da concorrência ou despreparo estratégico quando da incidência das diversas variáveis que podem estar associadas à atividade ou negócio. Ao se levar em consideração as inúmeras variáveis envolvidas, a organização aproxima-se de seu objetivo, minimizando a possibilidade da perda de foco ou a indesejada “miopia estratégica”, podendo atingir o colapso empresarial.

 Remuneração e Benefícios: O trabalho é um dos meios pelos quais as pessoas satisfazem as suas necessidades básicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização. Para isso, constrói-se uma relação de parceria, que vai além da relação de troca entre a empresa e seus colaboradores, entrega do produto e recebimento de salários.

 Remuneração estratégica: o contexto em que a organização está inserida, levando em conta as suas características e planejamentos atuais e futuros. Ela é uma forma de obter maior vínculo entre as empresas e seus colaboradores.

 Gestão do Conhecimento: relata que estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com