TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Artigo: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TAGUATINGA FACNET

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Turma: 6 A

Professor: Roberto C. Rocha

Brasília 06/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TAGUATINGA FACNET

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Relatório sobre filme:

Um amor sem escalas, com foco em ética profissional.

Curso: Administração

Turma: 6 A

Professor: Roberto C. Rocha

Alunos: RA:

Helen Cristiana Alves da Silva 2070135191

Hugo Gomes Macedo 2043111431

Cintia Tomé 2041984915

Brasília 06/2013

Sumário

Introdução ........................................................................................................................ 4 A Ética Profissional no Filme “Amor sem Escalas” ....................................................... 5

Sinopse do Filme ............................................................................................................. 6

Análise de cinco situações envolvendo a Ética Profissional em Administração............. 7

Conclusão ........................................................................................................................ 9

Referências bibliográficas ............................................................................................. 10

Introdução

No âmbito profissional, a Ética é relevante por estar presente nas menores atitudes. Sua importância abrange toda a sociedade, na busca por um convívio mais harmonioso e justo.

O entendimento de Ética discorre filosoficamente em épocas distintas e por vários pensadores. Na Grécia antiga, Aristóteles discursava sobre Ética. Sua obra mais importante, “Ética a Nicômaco”, ensina à conduta virtuosa e moral na busca pela felicidade.

No Brasil, vive-se hoje uma profunda crise moral e Ética. Sucessivos escândalos na política, utilização de verbas públicas para enriquecimento ilícito, enfim, o “Jeitinho Brasileiro” de levar vantagem em tudo estão em níveis insuportáveis. A exclusão social e moral são os principais fatores para a falta de ética se agravar.

Felizmente as instituições e empresas passaram a perceber que a aplicação de métodos sustentáveis, balanço social e uma conduta profissional com princípios éticos e morais são extremamente importantes para que o mercado tenha uma vida mais positiva e saudável.

É de suma importância a aplicação de instrumentos reguladores, órgãos fiscalizadores e controladores da ética. Se conseguirmos educar as crianças sobre o certo e errado e que cada ação nossa gera uma consequência para nós e para a sociedade será possível, no futuro, a existência de um Brasil mais justo e feliz, com pessoas mais éticas e preocupadas com os outros, não somente consigo.

Nesse trabalho, vamos abordar alguns exemplos que podem ser seguidos e outros que merecem ser tratados de uma forma mais ética, pois às vezes quem está de fora consegue ver melhor o que está acontecendo e achar uma solução mais adequada.

A Ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

Comparando a ética no filme com a ética profissional do Administrador vemos que algumas coisas estão corretas e outras podem ser melhoradas. O personagem do George Clooney em relação ao seu trabalho é bem ético, não comenta os assuntos tratados com seus colegas, é sempre pontual, cumprindo seu trabalho nas empresas em que foi chamado.

Analisando pelo outro lado, seu relacionamento com sua nova colega, que chegou dando novas sugestões, ele não foi ético no inicio pois criticou sua forma de pensar, de agir, questionou seus conhecimentos e habilidades, porém após isso, ao aceitar mostrar para ela como era seu trabalho foi se tornando mais sociável e passou a ver as coisas de outra forma, passou a perceber que os sentimentos também devem ser levados em consideração quando fazemos algo, sempre temos que pensar “o que os outros pensariam ou fariam nessa situação”.

Por fim, ele percebe que tudo que ele tinha como certo em relação a ser somente frio e profissional não é totalmente verdade, que devemos pensar nos outros e no bem das pessoas para sermos mais felizes e tentarmos tornar esse mundo mais sociável.

Sinopse do filme

Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas, por estar acostumado a ver o desespero e a angustia dos outros ele mesmo se tornou uma pessoa fria e sem sentimentos que não se apega a nada. Ele adora seu trabalho, pois está sempre viajando por diversas cidades nos Estados Unidos juntando milhas para poder ganhar um cartão por ter voado 10 milhões de milhas. Até que seu chefe contrata Natalie Kenner (Anna Kendrick), recém formada em psicologia ela desenvolve um sistema onde demite pessoas por vídeo chamada sem mesmo precisar se deslocar do seu escritório. Essa novidade caso seja adotada pela empresa põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é a sua “grande ideia” inovadora, viajando com Natalie para mostrar a realidade da sua profissão. Com isso ele começa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com