TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Exames: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.631 Palavras (15 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE – ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo Caruaru-PE.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Professor: Me. Maurício Dias

Acadêmicos: Jobson Ferreira – RA: 416244

Júnior Lira – RA: 436848

Marcos José Ferreira Júnior – RA: 429240

Laryssa Alves de Souza – RA: 416344

Marcos José Lima de Paiva – RA: 431070

Caruaru/PE

Junho de 2013

Acadêmicos: Jobson Ferreira – RA: 416244

Júnior Lira – RA: 436848

Marcos José – RA: 429240

Laryssa Alves de Souza – RA: 416344

Marcos José Lima de Paiva – RA: 431070

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Professor: Me. Maurício Dias

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para avaliação da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para atribuição de nota da atividade avaliativa.

Caruaru/PE

Junho de 2013

1. Introdução (Ética e Administração)

A ética é, fundamentalmente, a escolha do indivíduo, entre o bem e o mal; a maneira habitual de ser e agir. A ética, por si só, nos dá o entendimento, a convicção e/ou a concepção de que não vivemos isolados, mas, necessitamos nos correlacionarmos com outras pessoas, interagindo, sob um código de ética estabelecido, que nos garante direitos e deveres como profissionais e cidadãos.

Sobretudo, a ética pode ser definida como a teoria explicita do fundamento da ação comportamental na relação pessoal e profissional e na busca do bem comum. Consequentemente, é o compromisso moral com o indivíduo, com o cliente, com o empregador, a organização etc.

A difusão da ética é uma realidade no desempenho das organizações e colaboradores, no dia a dia dos empresários, executivos, administradores, empreendedores e de todos os que permeiam sob o universo dos negócios empresariais, descobrindo valores e princípios inesgotáveis do estudo e prática da ética no cotidiano organizacional.

Descobrimos através do presente estudo, que, os primeiros estudos sobre ética, tiveram início na Grécia antiga, com a finalidade de aprofundar e desenvolver teorias sobre o sentido da vivência humana, descobrindo a essência entre o bem e o mal, e, entre outras, razões para a justiça e condutas em harmonia. Outrossim, estes estudos e descobertas que versam sobre ética, se deram em épocas diferentes, por diversos e distintos pensadores, os quais deram conceitos diferentes ao tema supracitado.

Nesse contexto, um dos filósofos que mais se destacam é Aristóteles, tendo como destaque o que podemos chamar de “ética filosófica”, a qual não, essencialmente, estabeleceu uma regra de conduta humana, mas, valores essenciais na busca pela moralidade e consciência. Segundo Aristóteles, a ética conduz o homem a felicidade plena, no sentido mais abrangente da palavra. Ele afirma que a felicidade é a finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida. “Depende de nós praticar atos nobres ou vis, e se é isso que se entende por ser bom ou mau, então depende de nós sermos virtuosos ou viciosos” (Aristóteles, III).

Comparando o modelo de ética defendido e apregoado por Aristóteles à nossa realidade atual, podemos perceber que houve uma distorção desses valores primordiais, o Brasil passa por uma crise de ética moral; vivemos sob uma onda de escândalos que nos deixam perplexos; corrupção em todas as esferas administrativas, principalmente na política: desvios de verba pública, compra de votos e etc. Nos acomodamos em meio a uma sucessão de escândalos que deturpam os princípios de ética e moral; desvios de conduta em níveis inaceitáveis, tornando o nosso país desacreditado, com uma imagem negativa de sociedade corruptora e corruptível, na qual, para tudo existe um “jeitinho brasileiro”, jeitinho este, que, está, completamente aquém de uma conduta mínima de ética.

No âmbito empresarial, a ética é uma essencial e fundamental aliada no processo de interação; contribuindo para o crescimento e credibilidade das organizações, e, efetividade profissional. Por meio da ética as organizações empresariais conseguem transmitir confiança aos clientes; a conduta ética é benéfica e prospera ao individual e coletivo no meio social; Em outras palavras, é transmitir o bem e, se sentir bem. A ética empresarial contribui para a reputação de uma empresa, porque produz excelentes resultados, proporcionando-lhe uma visão positiva, por parte do mercado de trabalho, garantindo-lhe a efetividade.

Enfim, aprendemos que na Grécia antiga o filósofo Aristóteles já discursava sobre ética, enfatizando a felicidade como principal recompensa pela “conduta virtuosa”. Porém, vemos nos nossos dias esses pensamentos se desintegrando, ao longo do tempo, especificamente no nosso país, que a sociedade acaba sendo rotulada de corruptos e corruptores. Contudo, se conseguirmos incutir na mente de nossos cidadãos, representantes de organizações e colaboradores, a consciência ética, fundamentada no respeito aos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não prevaleça a malícia e oportunismo, certamente, teremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com