TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Exames: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Nos dias atuais a ética se destaca principalmente nas organizações por ser um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade hoje para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado não basta só auferir qualidades aos seus produtos e serviços embora este fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Ela engloba outros itens relacionados ao portfólio da empresa e a ética é um desses itens. Estamos vivendo uma nova descoberta que hoje as empresas não estão só direcionando seus investimentos em marketing, mas especialmente na criação de comitês e código de Ética.

Código de Ética é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da organização em face dos diferentes públicos com os quais interage.

Os primeiros estudos sobre a ética partiram dos filósofos da cultura ocidental mais especificamente da Grécia ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Um Gestor de pessoas não é responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores nossa função vai mais alem, Gestão de pessoas é uma associação de habilidades, métodos, técnicas e praticas definidas com objetivos de administrar os comportamentos internos e potencializar o comportamento humano e a ética faz parte dessa nova estrutura ajudando especialmente em situações cujas consequências não são claras.

Podemos citar alguns exemplos de atitudes ética no ambiente de trabalho

• Educação e respeito entre os funcionários;

• Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;

• Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa;

• Respeito à hierarquia dentro da empresa;

• Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;

• Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;

• Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;

• Respeito às regras e normas da empresa.

Ninguém consegue escrever e falar de ética sem falar de Aristóteles, seja para inspirar-se, seguir ou criticar sua concepção Ele foi o grande sistematizador da ciência ocidental.

A ética segundo Aristóteles serve como condução do ser humano à felicidade, Ele acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com a sociedades prejudicando nosso caráter.

A virtude ética diz respeito ao caráter. Assim, à medida que cresce o hábito de praticar boas ações, o caráter da pessoa torna‐se mais enriquecido, e ela, mais virtuosa. embora não tivesse se referido às organizações, Aristóteles elencou inúmeras virtudes muito importantes para o administrador: prudência, justiça, moderação, liberalidade, ambição, sabedoria, amizade.

Etapa 2

ATPS ÉTICA RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Em análise as bases do filme,verificamos que gerentes contratam uma empresa especializada para demitir seus funcionários,sem dar uma justificativa sincera.A empresa não tem nenhuma consideração a esses funcionários que se mantiveram fiéis e se dedicaram a empresa por anos e ainda quer convence-los de que a demissão naquele momento vai ser o melhor para suas vidas profissionais.

O personagem Ryan é um dos especialistas em demissões,o mesmo diz que valoriza a fidelidade,mas exerce a função de demitir funcionários fiéis,isso é irônico,porque uma pessoa que tem valor não se presta a um trabalho sujo.

Ryan fica indignado quando seu chefe contrata Nattaly, e a mesma vem com a proposta de demitir as pessoas on line assim cortando custos. Ryan acha desumano,mas se esquece que seu método também é desumano.

Natally demite uma mulher que ameaça se matar. Natally fica apreensiva, mas Ryan a tranquiliza dizendo que as pessoas falam isso da boca pra fora.Passado alguns dias Ryan fica sabendo de que aquela mulher realmente se matou,questionado por seu chefe sobre o acontecido,Ryan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com