TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Trabalho Universitário: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

1)

A reflexão de Francisco Gomes de Matos, indica que a sociedade deve seguir três princípios éticos, que são: Ser justa, ser livre e ser solitária. Nas empresas, nem sempre esses conceitos são praticados, mas quando alcançados, trazem muitos benefícios, pois todos os colaboradores percebem que exercem um papel importante para o crescimento da empresa em que trabalham, isso faz com que o trabalhador tenha maior motivação e funcionário motivado é sinônimo de sucesso, tanto para si próprio, quanto para a empresa. A conquista do capital humano é de extrema importância para o alcance do lucro esperado e de um ambiente de trabalho propício ao crescimento organizacional, lembrando que devemos incluir nesta política de trabalho, todos os colaboradores .

Acredito que a ética é um fator importante e que não pode faltar, não somente nas empresas, mas também na nossa vida pessoal. Quando aplicada em nosso ambiente de trabalho, conseguimos conquistar respeito, confiança e credibilidade, pois as decisões tomadas por cada colaborador é que constrói a história e que dão vida a empresa. A empresa que não trabalha a conduta ética de seus funcionários, poderá sim sofrer com os impactos causados pela falta da mesma, e os prejuízos acumulados são a consequência de termos profissionais que são desleais com a integridade de seus gestores e colegas de trabalho.

2)

A FALTA DE ÉTICA GERA PREJUÍZOS ÀS EMPRESAS

Alcançar o sucesso profissional hoje em dia uma tarefa nada fácil. São vários os fatores que ocasionam o insucesso e o fechamento de muitas empresas. A ética tem sido um assunto muito discutido entre os gestores, investimentos estão sendo direcionados à esta questão, já que o segmento mais importante, são os colaboradores. São estas as pessoas que representam a empresa e ela só será ética se contar com o trabalho de pessoas que se comprometam com este fator. Quando o autor diz que “a ética é um bem comum”, ele refere-se à ética como um, fator onde ninguém sai perdendo. Muitas vezes encontramos dificuldade para implantá-la, pois existem outros fatores que interferem , como cultura, origem e o ponto de vista de cada ser humano, afinal não somos iguais, temos pensamentos diferentes e as vezes o que pode parecer ético para mim, pode não ser para outros e vice-versa. A corrupção é a conduta antiética que mais conhecemos, são muitos os casos que temos conhecimento, tanto em empresas públicas quanto privadas, o recebimento de propina para benefício próprio é uma questão que nos preocupa muito e trabalhar esta certa honestidade na cabeça das pessoas não é tão simples. Interesses pessoais nunca poderão se sobrepor aos interesses da empresa, afinal estamos falando da empresa que nos oportunizou um crescimento em nossa vida profissional e o nosso sucesso depende muito do sucesso da organização a qual representamos.

Acredita-se que investir no desenvolvimento de uma consciência ética, reduz em muito o risco de negócio e cria-se um ambiente mais saudável e propício ao sucesso de ambos os lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com