TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na Disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho do Curso de Gestão Pública, da Anhanguera – Angra dos Reis. Ministrado pela Prof. Me. Maurício Dias

ANGRA DOS REIS - RJ

JUNHO / 2013.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 04

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”................ 06

2.1. SINOPSE DO FILME ................................................................................. 07

2.2. ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL .............................................................................................. 08

3.CONCLUSÃO ............................................................................................... 09

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................ 11

1. INTRODUÇÃO

A Ética é a grande preocupação de empresários e governos nos dias atuais, mesmo existindo os códigos de conduta para profissão a deterioração dos valores da população, nos traz a rever as verdadeiras necessidades de cada empresa.

A Ética de nossa sociedade e a Ética empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. Nossas preocupações diárias com a eficiência, competitividade e lucratividade não podem prescindir de um comportamento ético.

A Ética no trabalho orienta não apenas o teor da decisão (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer).

Os princípios éticos e comportamentais refletem o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde inserimos as questões de segurança, meio ambiente e saúde no cotidiano da nossa gestão empresarial, refletem as relações com seus empregados e para a sociedade.

Cada indivíduo tem seu próprio padrão de valores. Por isso, torna-se necessário que cada empregado faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores expressos nos princípios Éticos.

Nunca fazer algo que não possa assumir em publico, tem que ser honesto em qualquer situação, ser humilde, tolerante e flexível. Ser Ético, muitas vezes significa, abrir mão de algumas coisas e perder algo. É preciso ouvir mais as idéias de seus colegas. Trabalhar em equipe.

Muitas vezes recebemos elogios pelo trabalho realizado por outras pessoas, sem sequer repassar os méritos ou citar o nome dos colegas que contribuíram para tal, e isso é ser antiético, pois aceitando um elogio pelo trabalho de outra pessoa, cedo ou tarde, o mesmo será reconhecido e você ficará com fama de mau-caráter.

Ética é a forma de como as pessoas acreditam o bom senso, em suma, e como você observa o mundo ao seu redor. Postura profissional relacionada ao ambiente de trabalho.

O correto seria que as organizações desenvolvessem códigos de condutas, assim poderíamos mostrar o que é correto para aquele ambiente de trabalho.

Sendo assim o código de ética vem nos submeter a normas e condutas que deveram ser praticado no exercício da profissão e até mesmo nosso dia a dia, este código muita das vezes é confundido com moral de cada individuo, entretanto as duas situações podem andar juntas e outras vezes não, ou seja, uma pessoa pode ter moral e desviar em algum momento a sua ética. Mas verdadeiramente o código de ética, nada mais é que um conjunto de valores e condutas predeterminadas que os funcionários da empresa devem seguir.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

O Filme Amor Sem Escala nos traz a historia de Ryan que é contratado por uma empresa para exclusivamente demitir funcionários de todas as suas filiais do mundo, ele é um especialista em desligamento de funcionários, além de palestrante que defende a tese de que todos os tipos de relacionamentos são fardos pesados demais para carregar durante a vida.

No filme em vários momentos mostra cenas da realidade das pessoas que são demitidas, pois perdem uma posição no mercado de trabalho e todos os problemas que estão relacionados a tal fato.

Ryan não faz questão de ter algum tipo de relacionamento com os funcionários demitidos ou ate mesmo demonstrar qualquer interesse pela vida deste trabalhador. Embora a frieza com que ocorram as demissões, o protagonista oferece em nome da empresa alguns benefícios através em pacotes a esses colaboradores mostrando assim um novo horizonte ou consolo a eles. Mas isto só é oferecido aos ex-funcionários com a intenção com que os mesmos não sujem a imagem da empresa.

Ao longo da trama Ryan envolve afetivamente com Alex executiva que trabalha no mesmo ramo que ele. Além de conhecer aquela que tenta roubar se emprego com um novo meio de demissão dos funcionários com uma tecnologia de vídeo conferência, sendo mais econômico por não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com