TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

1. RESUMO

Constantemente tanto as questões econômicas quanto as sociais, são impostas pela globalização, fazendo com que os cidadãos estejam mais preocupados em “manter seu espaço”, seus bens materiais, defendendo, com unhas e dentes, suas ideias.

Despreza-se o ético em defesa dos seus próprios interesses e o que se torna mais complicado é o comportamento individualista, que casualmente a sociedade como um todo muitas vezes pratica sem perceber, distorção do convívio no ambiente de trabalho, propiciando o surgimento de reações adversas à ética.

Podemos citar o assédio moral, como exemplo, percebe-se uma fragilidade dentro das empresas e mais evidente daqueles que as representam através de cargos elevados.

A falta de ética nas relações de trabalho não é uma novidade, pode-se dizer que ela é tão antiga quanto o trabalho ou a própria ética. Encontramos a novidade na intensificação, gravidade, amplitude e banalização da ética e na abordagem que tenta estabelecer a ligação casual com a organização do trabalho e tratá-lo como não sendo relativo ao trabalho. A reflexão e o debate sobre o tema são recentes, mas remete aos antigos pensadores.

2. Introdução (Ética e Administração)

A Ética Aristotélica para a Ética na Sociedade Brasileira atual nos mostra a conduta humana, no âmbito empresarial, profissional ou de senso comum, leva em consideração os conceitos e pensamentos de Aristóteles relacionando com a atualidade.

Podemos citar mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da historia, considerando por fim que no conceito de Aristóteles a ética justifica a criação de códigos éticos para a conduta social, profissional e empresarial em proveito de uma convivência mais harmônica, livre e prezando a igualdade, contudo para que ela surta efeito é necessário que estes valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões em qualquer âmbito tenham bom senso sem ferir o outro ou o coletivo.

Conceito

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser", refere-se ao comportamento humano através do seu valor moral em sociedade, tratando seu valor moral, natureza do bem e do justo.

A ética preocupa-se com os princípios da vida conforme a sabedoria filosófica, elaborando uma reflexão nas razões de se desejar justiça e harmonia para alcança-la.

A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa".(JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93).

A ética filosófica reflete sobre os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais, diferentemente da moral, que estuda sobre a aceitação de alguns comportamentos legítimos, válidos, considerando sempre outras morais pertinentes aos aspectos pessoais e culturais.

É atribuído à moral dizer o que deve ser feito em determinada situação, interagindo o homem com o meio ambiente, e à ética demonstra o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. A ética configura a união de um sujeito e seus valores. A ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo. Está presente na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.

De acordo com Código de Ética do Profissional de Administração (CEPA) - (Aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 353, de 9 de abril de 2008), a ética é definida como último fundamento do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.

A profissão do administrador tem compromisso com a moral do individuo, cliente, empregador, organização e sociedade, reforçando deveres e responsabilidades que não se pode delegar. Este guia é orientador e estimula novos comportamentos e parte do principio de que a ética direciona para o desenvolvimento, servindo de estimulo para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, tenha ciência da importância do seu papel, e tome uma ação mais eficaz diante da sociedade.

Cita-nos também os deveres, proibições, direitos, honorários, deveres especiais em relação aos colegas, á classe, infrações disciplinares.

3. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

No filme “Amor sem Escalas” (Up In The Air, 2009), encontramos uma história bem construída, focada em vários dramas existentes nas relações corporativas que se tornam ainda mais constantes em um mundo economicamente em crise.

O filme gira em torno de uma empresa contratada para acelerar e tentar humanizar os sistemas de demissão de massa das organizações, dispensando os métodos tradicionais de demissão em que o contratante (o gestor direto) comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, informando os motivos do desligamento e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria.

Essa tarefa causa o enfraquecimento das relações humanas (o distanciamento do desconforto e a dor que causa no funcionário). Nos dias atuais isso se torna corriqueiro, causa um conformo emocional ilusório e a busca da felicidade se torna uma emergência.

Quando se desliga um funcionário através de sistemas informatizados, nega-se ao mesmo o direito de limpar suas gavetas ou armário, não há demonstração de humanidade, impedindo até mesmo de dizer adeus aos colegas de tantos anos, gerando uma dor maior.

A etapa do desligamento é visto como uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento e crescimento humano e profissional, uma vez que essa situação obrigada o funcionário a se ver diante dos seus próprios medos e os impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro provoca.

a. Sinopse do filme.

Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com