TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Artigos Científicos: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO.

Não basta dizer que a estratégia certa é crucial para o sucesso. Como produzir uma estratégia eficaz? Que processos de desenvolvimento da estratégia têm maiores chances de gerar uma estratégia que conduza o sucesso? É melhor ser pioneiro num mercado emergente ou ser um seguidor quando a topografia do mercado fique definida? Quando devemos permitir que as inovações borbulhem dentro da empresa? Quando e por que as situações devem ser impulsionadas pelo topo? Que aspectos da formulação da estratégia os executivos seniores precisam gerenciar mais de perto?

A maioria das questões sobre estratégia que surgem durante o desenvolvimento de um novo negócio diz a respeito a substancia da estratégia. No entanto, raramente os gerentes se lembram de fazer uma pergunta ainda mais importante razão pela quais muitos empreendimentos acabam desenvolvendo estratégias falhas.

Essa questão crucial tem a ver com o processo de formulação da estratégia a ser usado pela equipe gerencial do empreendimento para desenvolver e implementar um plano vencedor. Embora se compreenda que os executivos estejam obcecados por formular a estratégia certa, eles realmente conseguem obter maior alavancagem por meio do processo utilizado para desenvolver a estratégia- garantindo a utilização do processo certo nas circunstâncias certas.

Conforme já observamos, as ideias inovadoras sempre surgem em meia-confecção, em condições ainda incompletas. Em seguida, passa por um processo de acabamento, que as transforma em plano de negocio formal, com todos os elementos construtivos, inclusive o plano estratégico, como requisitos para obtenção de financiamento.

Esse capítulo descreve dois processos simultâneos, mais fundamentalmente diferentes, de desenvolvimento da estratégia e apresenta uma teoria baseada em circunstâncias que indica em quais processos a gerencia deve confiar como a fonte mais adequada de insight estratégico, em diferentes fases do desenvolvimento do negócio. Em seguida, analisa o processo de alocação de recursos, que é a triagem por que passam todas as ações estratégicas antes de afetarem os rumos da empresa.

Por fim, apresenta algumas ferramentas e conceitos a serem utilizados pelos executivos para gerenciar com mais eficácia os processos contínuos de formulação estratégica.

1. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME ‘AMOR SEM ESCALAS’

As organizações existentes, não é apenas por elas mesmas, e por isto ela precisa ser orientada, dimensionada e estruturada em função dos seus objetivos e resultados.

Por isto que se enfatizam os objetivos da organização e os resultados a serem alcançados, como ferramenta para avaliar seu desempenho. Os objetivos são os resultados almejados e os valores visados pela organização.

Através de uma operação eficiente, a organização pode alcançar seus resultados, e se elas falharem, os objetivos ou resultados poderão ser alcançados de forma parcial ou simplesmente não serem alcançados. Os objetivos de uma empresa justificam sua existência. Na teoria do filme, um dos melhores produtos é a chamada administração por objetivos. Enquanto a administração cientifica enfatizava os métodos e a racionalização do trabalho e a teoria clássica punha ênfase nos princípios gerais da administração, a teoria considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza os fins e resultados, na busca da eficácia. Há um forte deslocamento para os objetivos e resultados.

2. SINOPSE DO FILME.

A principal vantagem de uma organização de marketing por funções é a sua simplicidade administrativa. Por outro lado, essa forma organizacional apresenta certas desvantagens, á medida que a linha de produtos ou o numero de mercados aumenta. Primeiramente, falta planejamento detalhado para mercados específicos, já que ninguém possui responsabilidade total por qualquer tipo de demissão e admissão.

Os produtos que não são favoritos de vários especialistas funcionais tendem a ser negligenciados. Em segundo lugar, cada grupo funcional desenvolve seus próprios subjetivos que incluem a tentativa de granjear importância em face das outras funções.

O responsável por demitir pessoas na empresa precisa, constantemente, selecionar as exigências de especialistas de funções concorrentes, defrontando-se com um difícil problema de coordenação.

Se houver conflito em demasia, o presidente da empresa deve eliminar o escritório do vice-presidente, recolocar as atividades e colocar as atividades de marketing novamente sob jurisdição do vice-presidente de vendas, colocar o vice-presidente de marketing como responsável por tudo, como departamento de vendas prestando contas a ele. A segunda solução é, eventualmente, a escolhida em muitas empresas e forma a base do moderno departamento de marketing, encabeçado por um vice-presidente, com subordinados que lhe respondem por todas as funções de marketing, inclusive a administração de vendas.

3. CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO.

• Contribuir para o aperfeiçoamento ético na empresa.

• Respeitar o direito do próximo para que o mesmo entenda o que a empresa deseja.

• Formas estabelecidas de como será aplicada a demissão.

• Respeitar o profissional independentemente da sua Etnia.

• Dialogar com o funcionário para explicar o porquê de tal situação.

Todas as empresas desenvolvem dois processos simultâneos por meio dos quais definem a estratégia. A figura abaixo sugere que ambos os processos deliberado e emergente- estão sempre em atuação, em qualquer empresa. O processo deliberado de formulação da estratégia é consciente e analítico.

Em geral, baseia-se em análise rigorosa dos dados sobre crescimento do mercado, tamanho do segmento, necessidades dos clientes, pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes e trajetórias tecnológicas.

A estratégia daí resultante geralmente é formulada para projetos com inicio e fim nítidos e é implementada de “cima pra baixo”. Esperamos que as teorias analisadas neste livro ajudassem os executivos e seus assessores a formular estratégias deliberadas, para criação e sustentação do crescimento, ainda melhores do que as resultantes dos métodos tradicionais de analise de dados.

As estratégias deliberadas são ferramentas adequadas para organizar a ação quando se cumprem três condições: primeiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com